Com dois gols do ídolo Renato Gaúcho, o Grêmio superou o Hamburgo (ALE) e conquistou o mundo há 37 anos; saiba como assistir na TV e online
Devido à pandemia do coronavírus e de modo a conter a propagação ainda maior do contágio pela doença, o futebol no Brasil está paralisado há mais de dois meses e ainda sem previsão de retorno. A orientação de profissionais de saúde é pelo isolamento social, ou seja, permanecer em casa o máximo de tempo possível. Sendo assim, emissoras de TV e sites têm exibido reprises de jogos históricos de clubes e seleções nacionais.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
A TV Globo já retransmitiu partidas importantes da seleção brasileira, como as conquistas do tetra e do pentacampeonato mundiais nas Copas de 1994 e 2002, respectivamente, além da final do futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos de 2007, quando o Brasil goleou os Estados Unidos pelo placar de 5 x 0.
Desde o início do mês de maio, a emissora passou a reprisar jogos marcantes de clubes brasileiros e os torcedores do Tricolor gaúcho poderão relembrar neste domingo (31), a partir das 15h45, a decisão do Mundial Interclubes de 1983 entre Grêmio e Hamburgo, da Alemanha, que será reexibida para o Rio Grande do Sul. Na internet, o duelo será retransmitido para todo o Brasil pelo site “GloboEsporte.com”. O confronto histórico será mostrado na íntegra e terá a participação especial de ex-jogadores.
Renato Gaúcho brilha e o Grêmio é campeão do mundo

O time do Grêmio campeão mundial em 1983 no Japão (Foto: Divulgação)
O Tricolor gaúcho chegou ao Mundial Interclubes após ser campeão da Copa Libertadores da América superando nas finais o Peñarol, do Uruguai, pelo placar agregado de 3 x 2, enquanto o alemão Hamburgo conquistou a Copa dos Campeões da Europa (atual Champions League) em decisão diante da Juventus, da Itália, vencendo por 1 x 0.
Milhões de telespectadores em todo o planeta acompanharam ao vivo a grande final entre brasileiros e alemães, disputada no estádio Nacional de Tóquio, no Japão. Era a primeira vez que o Grêmio decidia o título mundial e tinha pela frente a forte equipe do Hamburgo, considerada a favorita para levantar o troféu.
Porém, a história começou a mudar no final da primeira etapa com o gol marcado pelo camisa sete Renato Gaúcho, que abriu o marcador. Os alemães passaram então a buscar o empate no segundo tempo, até que o lateral-esquerdo Michael Schröder balançou as redes a cinco minutos do fim, o que forçou a prorrogação.
Mas novamente brilhou a estrela do atacante Renato Gaúcho que, em jogada sensacional, anotou o segundo gol gremista logo aos três minutos do tempo adicional, que selou a vitória e a inesquecível conquista. E o Grêmio, com todos os méritos, cravou sua bandeira tricolor no topo do mundo.
Grêmio 2 x 1 Hamburgo (ALE)
Final do Mundial Interclubes de 1983
Como assistir a reprise na TV: Rede Globo, para o estado do Rio Grande do Sul
Como assistir a reprise online: GloboEsporte.com (para todo o Brasil), basta acessar o site e efetuar o login na conta cadastrada de usuário no portal “Globo.com”
Quando: domingo, 31 de maio, a partir das 15h45, com a participação ao vivo de ex-jogadores
Grêmio: Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, Hugo De León e Paulo César Magalhães; China, Osvaldo (Bonamigo) e Paulo Cézar Caju (Caio); Renato Gaúcho , Mário Sérgio e Tarciso; treinador: Valdir Espinosa
Hamburgo (ALE): Stein, Wehmeyer, Jakobs, Hieronymus e Michael Schröder; Groh, Rolff, Hartwig e Magath; Hansen e Wuttke; treinador: Ernst Happel
Data e local do jogo: dia 11 de dezembro de 1983, no estádio Nacional de Tóquio, no Japão
Público: 62.000 espectadores
Gols: Renato Gaúcho (aos 37 minutos do primeiro tempo e aos três minutos da prorrogação) a favor do Grêmio e Michael Schröder (aos 40 minutos do segundo tempo) para o Hamburgo
Cartão amarelo: Mazaropi, Caio, Renato e Hugo De León (Grêmio); e Stein (Hamburgo)
Trio de arbitragem: Michel Vautrot, da França (árbitro), Toshikazu Sano e Shizuhasu Nakamichi (assistentes), ambos do Japão