Home Futebol Estratégias diferentes, resultados iguais: redes sociais de clubes brasileiros crescem na pandemia

Estratégias diferentes, resultados iguais: redes sociais de clubes brasileiros crescem na pandemia

Clubes da elite do Brasil cresceram em número de seguidores nas redes sociais mesmo com falta de jogos que era cardápio principal dos times

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Clubes da elite do Brasil cresceram em número de seguidores nas redes sociais mesmo com falta de jogos que era cardápio principal dos times

Apesar da falta de futebol no Brasil, os times da elite nacional seguem movimentando as redes sociais com outras fontes. Com estratégias diferentes, os clubes brasileiros conseguiram expandir as suas marcas nas redes sociais em abril, o primeiro mês completo após a paralisação do esporte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Durante o mês de abril, cinco equipes conseguiram se destacar e corresponderam a 70% do crescimento de plataformas digitais dos 50 clubes medidos pelo Ibope Repucom. São Paulo, Santos, Internacional, Ceará e Flamengo conseguiram se reinventar em um tempo em que não há notícias novas do futebol. A maioria dos clubes estão utilizando da falta do “prato principal” para promover diferentes tipos de interações e relembrar momentos históricos como conquistas de títulos e jogadores importantes das agremiações. Títulos da Libertadores e de Mundiais que são reprisados na TV ganham novamente um acompanhamento em tempo real e que atrai muitas interações com os torcedores.

Para ser ter uma ideia do crescimento dos clubes, o Flamengo ganhou cerca de 180 mil novos seguidores somadas as quatro redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube). O número se refere a 82% de novos inscritos no perfil do clube no Instagram e 10 mil novos seguidores no Youtube do clube. O Rubro-Negro lidera os clubes brasileiros no número de seguidores em geral com 30,3 milhões, um crescimento de 7,5 milhões em relação ao mesmo período em 2019.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O São Paulo foi um dos clubes brasileiros que souberam aproveitar a pausa no futebol para ganhar seguidores nas redes sociais. Com duas reprises de conquistas do Mundial de Clubes, 1992 e 1993 pela TV Bandeirantes, o Tricolor abriu ainda mais distância no terceiro lugar do Twitter com 4,3 milhões. Além disso, materiais especiais como a lembrança de uniformes antigos utilizados pelo clube em toda sua história. A página na rede social do clube ainda vem repostando fotos de seguidores com o uniforme do clube e tendo posts completamente lotado de comentários com o “Acerta o Jogo”, brincadeira em que o clube vai dando informações aos torcedores e os fãs buscarão resolver os enigmas propostos.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

22 anos de Lei Pelé: a lei que mudou o desporto brasileiro

Luan, Neymar e mais: os brasileiros que foram campeões do Rei da América

PUBLICIDADE

De Pelé a Gabigol: os brasileiros que já foram artilheiros da Libertadores

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial