Divididas em diferentes níveis, CBF busca profissionalizar e modernizar todos os técnicos desde medalhões nacionais até apostas
Quem pensa que ser técnico no Brasil é fácil está enganado. Além de toda pressão existente no dia-a-dia do cargo, é necessário obter licenças através de um curso da CBF para comandar desde as categorias de base até as equipes profissionais presentes nas principais divisões do país.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJwRVJ1NHlxSCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
As licenças da CBF são divididas em quatro categorias diferentes: C, B, A e Pro. Para participar de qualquer um dos níveis é necessário ser ex-atleta ou formado no curso de Educação Física. O nível C é para profissionais que trabalham em escolas de futebol, o nível B é para quem trabalha com categorias de base e o A é para profissionais que já atuam como técnicos em algum clube do Brasil. Para conseguir a licença PRO da CBF você precisa receber um convite da entidade para conseguir estar na classe máxima de treinadores nacionais.
Cada nível tem uma carga horária para ser cumprida e todos eles tem um custo para quem deseja ser um técnico de futebol. O investimento no total para garantir até o nível PRO custa cerca de R$ 42 mil e 1000 horas dedicadas para cumprir todos os módulos de cada categoria.
Confira os requisitos e como funciona cada categoria do curso da CBF para ser um técnico de futebol no Brasil
Licença C
É o primeiro estágio para ser um técnico de futebol. Serão 150 horas divididos em vários módulos desde os primeiros socorros até o básico da legislação vigente no esporte e como funciona um treinamento para crianças e adolescentes. O curso é elaborado em atividades teórico-práticas, estudos e trabalhos e também um acompanhamento do treinamento.
Licença B
O curso possui 210 horas que abordaram diversos temas entre eles alguns fundamentais para dar um passo extra na carreira. Com um nível de competitividade e profissionalismo maior exigido nas categorias de base, o profissional que optar por cursar a Licença B tem que possuir o diploma do curso anterior ou ter pelo menos 7 temporadas completas como atleta ou 5 anos como treinador de equipes de categorias de base. Neste nível você entenderá de como funciona a alimentação de um jovem talento brasileiro, o que é necessário aprender sobre a parte fisiológica e sobre a cultura do futebol brasileiro.
Licença A
Para garantir a licença A, o profissional precisará ter completado o nível anterior ou ter pelo menos cinco temporadas completas em algum clube profissional que dispute as principais divisões de competições organizadas pela CBF como a Copa do Nordeste, Brasileirão e Copa Verde. O curso tem duração de 270 horas divididos em 2 módulos que incluem atividades online, presenciais e tudo o que um verdadeiro técnico de futebol precisa saber para estar no topo.
Licença PRO
Para participar do curso PRO, o técnico tem que receber um convite da CBF.
LEIA MAIS:
Atlético-MG encaminha a saída de até 8 jogadores; veja a lista completa
Clube mais artilheiro da história do futebol, você sabe quantos gols o Santos já marcou?
Cruzeiro: Presidente comenta sobre pagamento de dívida na Fifa