Em tempos de pandemia da covid-19, a dúvida surgiu entre muitos corredores e ciclistas
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Afinal, o uso da máscara é obrigatório para correr na rua?
Sim, o uso é obrigatório. As orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é de sempre cobrir nariz e rosto ao sair de casa, independente da atividade.
Em entrevista ao Philadelphia Inquirer, o pesquisador Patrick Davitt afirmou que mesmo que a atividade não esteja proibida, ela deve ser evitada. “Se você for a um lugar em que for cruzar o caminho de várias pessoas, em 100% das vezes você deve estar usando máscara, mas em geral, essas situações devem ser evitadas”.
Em algumas cidades do Brasil, como Caixias do Sul e São Paulo, o uso da máscara em ambientes externos é obrigatória, e em alguns casos, passível de multa.
Além disso, recomenda-se que ao sair para correr ou pedalar, o esportista deve atentar para ficar ao menos um metro de distância de qualquer outra pessoa.
Portanto, se for sair para correr/pedalar, busque por locais com baixa movimentação, preferencialmente lugares em que esteja sozinho, e sempre de máscara. Vale lembrar, que ao se exercitar a máscara acumulará a transpiração, o que diminuiu sua eficácia na contenção do vírus. Por isso, é recomendado a utilização de máscara “respiráveis” e com microfibras.
Leia Mais
De alimentação a sapatos: confira 10 dicas para andar de bicicleta em meio à pandemia