Conheça a história da primeira chuteira da Adidas para o futebol
Marca alemã deu sorte para escrete germânico na Copa do Mundo de 1954
Fundada oficialmente em 1949 por Adolf Dassler, a Adidas é uma renomada marca de material esportivo que se consolidou no mercado com o lançamento de vários produtos lendários. No âmbito do mercado das chuteiras, a empresa alemã debutou em 1954, e desde então fazer valer a sua força inovadora.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Naquela oportunidade, as chuteiras eram produzidas com couro de vaca. Contudo, a marca germânica criou modelos do principal acessório dos jogadores com couro de canguru e com a opção de substituir as travas. Além disso, a famosa três listras que simbolizam fortemente a marca apareceram no modelo.
DEU SORTE
Curiosamente, todo o time da seleção alemã que disputava a final da Copa do Mundo de 1954 contra a Hungria usava o modelo da Adidas. Diante de um gramado molhado por conta da chuva, o modelo da chuteira permitiu que os jogadores alemães trocassem as travas da chuteiras, substituindo-as por travas maiores. A mudança acabou ajudando a seleção alemã faturar o título. A fama do produto se espalhou pelos quatro cantos do mundo e as vendas aumentaram significativamente.
A MAIOR DA HISTÓRIA
Anos mais tarde, mais precisamente em 1979, a Adidas lançou a “Copa Mundial” que se tornou a chuteira mais vendida de todos os tempos. O calçado era produzido com couro de canguru e solado de poliuretano, pesando apenas 270g, algo atípico para a época. A chuteira calçou pés de craques como Maradona, Beckenbauer, Platini entre outros.