Home Futebol Covid-19: veja como está a situação do futebol nos países da América do Sul

Covid-19: veja como está a situação do futebol nos países da América do Sul

Covid-19 cancelou as disputas esportivas nos países, mas afetou duramente a vida da população destas regiões

Otávio Silva
Colaborador do Torcedores.com que ama o futebol gaúcho.

Covid-19 cancelou as disputas esportivas nos países, mas afetou duramente a vida da população destas regiões

A Europa já começa a trabalhar para a volta das atividades, incluindo o futebol. Mas a situação na América do Sul é diferente. A região conta com mais de 200 mil casos confirmados de coronavírus. O Brasil, com 18.894 mortos, é o epicentro da doença, ao lado do Peru, que tem mais de 104 mil casos. A pandemia não afeta apenas a vida das pessoas, mas também as disputadas esportivas. O Torcedores conversou com jornalistas de nove países da América do Sul e te mostra um panorama da situação de cada país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Argentina

Número de confirmados: 9.270 casos.

Número de Mortos: 403.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Última partida disputada: 9 de março.

O que a imprensa diz:

“O governo nacional estendeu a quarentena até 24 de maio, totalizando mais de 65 dias de isolamento social, incluindo o futebol, que está desde o dia 16 de março nesta situação.Os clubes tiveram que se adaptar rapidamente para que depois do confinamento possam manter seus planteis ativos. As empresas de televisão encarregadas das transmissões fizeram um acordo para seguir pagando os meses correspondentes e as porcentagens que cada clube tem direito. Algumas equipes falaram com seus elencos, de maneira individual, para reduzir os salários, para que os vencimentos sejam cumpridos mensalmente.

PUBLICIDADE

Mas no campo econômico nós temos os clubes da primeira divisão que não correm riscos econômicos, pois existe um amparo muito grande. Foram suspensos os rebaixamento até 2022, e se deu por finalizada a Copa da Superliga. Em reunião entre o governo nacional e a AFA ficou decidido que não terá futebol no país até setembro de 2020″, afirmou Gustavo Fabian Martinon- Rádio Uno Con Vos

PUBLICIDADE

 

Bolívia

Número de confirmados: 4.919.

Número de Mortos: 199.

Última partida disputada: 15 de março.

PUBLICIDADE

O que a imprensa diz:

“A situação está muito instável. Nas últimas duas semanas as pessoas saíram para as ruas e vários setores sociais estão exigindo uma flexibilização da quarentena e o retorno ao trabalho. Pode-se dizer que a pandemia gerou uma crise social no país também.

Em relação ao futebol nós temos os presidentes dos clubes buscando acordos com os atletas, para pagar os salário a partir de março. Neste momento nove dos 14 clubes profissionais chegaram a formalizar os acordos. Além do mais a Federação Boliviana vai convocar uma reunião para tratar deste assunto. Enquanto isso os médicos dos clubes vem trabalhando nas últimas duas semanas para que volte os treinamentos dos jogadores,” afirmou Alex Machaca, da Rádio Universal de Cochabamba.

 

PUBLICIDADE

Chile

Número de confirmados: 53.616.

Número de Mortos: 544.

Última partida disputada: 15 de março.

O que a imprensa diz:

PUBLICIDADE

“A situação não é nada boa. Muitas empresas decidiram demitir seus funcionários e estão entrando em crise. Na comunidade de Bosque já não tem o que comer, causando assim muitos protestos. Além do mais uma fábrica de gás já foi roubada. É complexa, ao ponto dos clubes terem que reduzir o salário dos elencos. A previsão é de que o futebol volte entre julho e agosto, mas ainda não foi confirmada, ” afirmou Yerko Zencovich Melgarejo, do portal Pasion del Hincha.

Colômbia

Número de confirmados: 17.687.

Número de Mortos: 630.

Quando o futebol foi cancelado: 7 de dezembro.

PUBLICIDADE

O que a imprensa diz:

“Digamos que o futebol colombiano está buscando um acordo entre as autoridades e a liga principal do futebol. Foi apresentado um protocolo, o estado revisou e sugeriu algumas observações, para que as atividades sejam retomadas. Colômbia vem apresentando, de maneira positiva, a pandemia, por conta da prevenção. Seguem as precauções e o trabalho que está sendo feito está sendo importante para os governos nacionais e estaduais. No futebol existe um projeto para disputar o campeonato até o final, com algumas mudanças e as disputas em localidades que tem poucos casos. Com este cenário se especula que a primeira divisão seja disputada em julho e depois as divisões abaixo,” disse Emiro Ochoa, da RCN.

Equador

Número de confirmados: 34.854.

Número de Mortos: 2.888

PUBLICIDADE

Última partida disputada: 15 de dezembro.

O que a imprensa diz:

“É um tema bem complicado e que atingiu de maneira muito forte o nosso país, sendo um dos lugares mais atingidos. Alguns lugares vão mudar as suas restrições e já se pensa em voltar a normalidade no país, mas o alto número de desempregados também é algo que preocupa. Muitas pessoas estão perdendo seus empregos e é um panorama bem complicado. As medidas do governo tiveram reações de alguns sindicatos. Vai se determinar ainda se vai se jogar com o mesmo sistema de disputa do campeonato de 2020 ou se vai ter uma mudança na fórmula. O segundo é o mais viável, onde vão ser dois grupos de oito equipes. Seria disputado de uma maneira de evitar viagens longas, ajudando na prevenção e no cuidado da saúde dos atletas. A expectativa é de que se retorno o campeonato em Julho “, afirmou Diego Bonilla, da Rádio Mato

Paraguai

Número de confirmados: 833

PUBLICIDADE

Número de Mortos: 11

Última partida disputada: 15 de dezembro

O que a imprensa diz:

“Aqui no Paraguai estamos mais regulares do que outros paises. O governo tem feito um plano de contigencia muito acertado, planejando o que iria acontecer. Decidiram fechar as fronteiras. Outro ponto importante são os albergues. Todas as pessoas que vem de fora ficam convidadas durante 14 dias, onde é feito o teste para ver se estão contaminados. O futebol está parado faz algum tempo e está sendo planejado um protocolo para a volta das atividades. Estamos saindo da fase 1 e entrando fase 2, onde os clubes estão liberados para treinar. Na fase seguinte o futebol está liberado para retornar, no inicio de mês de julho,” conta Victor Sostoa, da Mix 90.1

PUBLICIDADE

Peru

Número de confirmados: 104.020

Número de Mortos: 3.024

Última partida disputada: 15 de março

O que a imprensa diz:

PUBLICIDADE

“Peru  tornou-se o segundo pais que pior está levando a pandemia depois do Brasil, falando de maneira estatística. Na quarta feira o pais viveu seu dia 66 da quarentena. A previsão é de que o confinamento termine neste final de semana, porém surgiram informações da Escola de Medicina do Peru que sugerem estender a quarentena para o mês de junho.O presidente do país, Vizcarra, tem sido amplamente criticado pelas pessoas, por não oferecer os resultados desejados. Entre março e maio, 1,2 milhão de peruanos foram registrados como desempregados. Portanto, eles já consideram que estender a quarentena não resolveria a situação precária no Peru.O  presidente da sociedade peruana da medicina falou esta semana que as pessoas da terceira idade não terão mais acesso aos leitos de UTI devido ao colapso dos hospitais.

Em relação ao futebol, podemos dizer que a última coisa que a Federação Peruana de Futebol quer é o retorno dos jogos. No entanto Alianza Lima e Universidad San Martin já publicaram seu planejamento para o retorno das suas atividades. É possível que o campeonato peruano seja retomado em uma única competição e em um único local. Neste caso seria disputado em estádios de algumas cidades que estão sendo menos afetadas pelo Covid-19. A maioria dos clubes da capital não concordam com essa medida,” aponta Luis Burranca, da Senal Deportes.

Uruguai

Número de confirmados: 746

Número de Mortos: 20

PUBLICIDADE

Última partida disputada: 15 de dezembro

O que a imprensa diz:

“O pais tem mais de 800 casos confirmados e 10 mortes, sendo realizado até o momento mais de 35 mil testes.O futebol suspendeu suas atividades no dia 15 de março. Está sendo feito um protocolo para que os clubes sejam liberados para voltarem as suas atividades, que será entregue para o Ministério da Saúde e para o Ministério Público, para darem a autorização para voltar os treinamentos. Não existe uma data certa para o retorno, mas a tendência é que as atividades sejam retomadas em agosto, sendo um mês antes a liberação dos treinamentos,” afirma Alfonso Irrazabal, da Futbol 1130.

Venezuela

Número de confirmados: 824

PUBLICIDADE

Número de Mortos: 10

Última partida disputada: 15 de dezembro

O que a imprensa diz:

“A Venezuela entrou no seu terceiro mês de quarentena e nos últimos dias estão sendo registrados maiores números de casos, sendo os picos mais altos no início desta semana. Com relação ao futebol saiu uma resolução da federação local de suspensão da primeira e segunda divisão até o final do ano. Porém a FUTVE, que é a responsável pela organização da liga, emitiu um comunicado dizendo que as medidas necessárias deveriam ser tomadas em comum acordo e com a presença da entidade, que não foi consultada. A FVF  sugeriu criar um rápido torneio para começar em setembro, com os 19 clubes do país, indo até dezembro, com 18 rodadas e os oitos primeiros vão se classificar para as competições internacionais”, disse David Bautista, da Radio Paraiso de Barinas.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

De campeão da Libertadores a aposentados: por onde andam os jogadores do Grêmiode 2010?

 

 

PUBLICIDADE

 

 

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial