Conforme apurado pelo site ‘Meu Timão’, o Corinthians pode entrar em colapso financeiro ainda este ano, segundo relatório de conselheiro
E os problemas extra-campo do Corinthians parecem não acabar. Mais uma vez, o assunto é a crise financeira que o clube passa, e que foi agravada com a pausa do futebol devido ao coronavírus.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
O site ‘Meu Timão‘ teve acesso a um relatório gerado por José Carlos Passaretti, conselheiro do clube e consultor financeiro especializado em gestão de riscos. O estudo tem base no relatório déficit de R$ 177 milhões, apresentado no balanço financeiro de 2019.
Alguns outros pontos importantes devem ser considerados no relatório . Como por exemplo, as despesas com juros de empréstimos e financiamentos. Segundo o documento, essas despesas cresceram 73% de 2018 para 2019.
Fundo que administra a Arena Corinthians
O relatório obtido pelo ‘Meu Timão‘, ainda fala sobre obrigações que o clube tem com o fundo que administra sua Arena. Segundo o documento, entre os valores anuais combinados para pagamento de sua casa, o Corinthians devia R$ 10,8 milhões ao fundo.
Projeções de metas orçamentárias de 2020
O documenta também cita que em fevereiro, foram estipulados os valores gastos e a receber dentro do atual ano.
“A simples análise do realizado de 2019 com o orçado de 2020 nos transmite a clara conclusão de que, se não forem adotadas pela diretoria medidas drásticas de cortes de custos e despesas operacionais, certamente o clube terá novamente um déficit relevante, agravando ainda mais a situação atual das finanças do clube, com sérios riscos de insolvência”, diz o relatório.
No mesmo trecho, é citado que entre as soluções, a principal é a venda de jogadores, pois é o único ativo disponível para a negociação nesse momento.
Outros problemas
O relatório ainda aponta risco operacional por não cumprimento do estatuto do clube e evidência dos riscos de liquidez imediata.
Soluções para o Corinthians
Entre outros detalhes apresentados, o documento finaliza com medidas urgentes a serem apresentadas pela diretoria do Corinthians:
1 – Nomear uma comissão composta por profissionais que atuem na área financeira e de planejamento financeiro
2 – Avaliar a atual situação financeira do clube face os efeitos da crise do Covid-19
3 – Estabelecer um plano de ação para os próximos seis meses, para reduzir significativamente as despesas operacionais
4 – Identificação de novas fontes de receitas e venda de ativos (jogadores)
5 – Revisar o orçamento aprovado pelo Conselho Deliberativo para 2020 e submetê-lo a nova apreciação do órgão estatutário
LEIA MAIS
Domingos da Guia, Gamarra e mais; os melhores zagueiros da história do Corinthians
Tevez no Corinthians? TV argentina cita interesse do clube no retorno do atacante