Home Futebol Conheça o campeonato dinamarquês, que retorna nesta quinta-feira

Conheça o campeonato dinamarquês, que retorna nesta quinta-feira

Perto do final da primeira fase, campeonato dinamarquês volta com líder isolado na tabela e brasileiro em destaque

Gabriel Girardon
Colaborador do Torcedores.com.

Perto do final da primeira fase, campeonato dinamarquês volta com líder isolado na tabela e brasileiro em destaque

Após o retorno da Bundesliga em 16 de maio e das ligas da República Tcheca e Hungria no último fim de semana, outro país terá a volta do futebol. Nesta quinta-feira (28), o campeonato dinamarquês retoma sua disputa. Aarhus e Randers se enfrentam em jogo atrasado da 24ª rodada. A partir de sexta-feira, todas as demais equipes voltam a jogar.

O campeonato dinamarquês tem uma fase inicial simples. Composta por 14 equipes, a competição é realizada em turno e returno, totalizando 26 jogos. Ou seja, até a paralisação por conta do coronavírus, faltavam somente duas rodadas. Após isso, dois grupos são criados, entre os seis primeiros e os oito últimos colocados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Daí em diante, são disputadas mais dez partidas no grupo dos melhores do campeonato. Isto é, as seis equipes se enfrentam entre si em dois turnos. O campeão tem vaga nos playoffs da Champions League, enquanto segundo e terceiro vão para as preliminares da Europa League.

Quer ter vantagens exclusivas nas principais casas de apostas? Cadastre-se na VCreditos

Desde 1991, o campeonato dinamarquês vive uma nova era. Foi criada a Superliga, adotando um novo formato. De lá para cá, 29 edições foram disputadas. Considerando apenas esse período, o FC Copenhague é o maior vencedor, com 13 títulos. O segundo com mais conquistas é o Brondby, com seis, mas que não levanta a taça desde 2005.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O destaque mais recente é o FC Midtjylland. Nos últimos cinco anos, conquistou os dois títulos de sua história, além de um vice. Na atual temporada, a equipe lidera com folga. São 62 pontos, 12 a mais que o Copenhague. Em campo, um dos destaques é o meia Evander, ex-Vasco. Até o momento, o camisa 10 tem sete gols marcados na competição.

Na sequência da tabela vem Aarhus (40 pontos), Brondby (39) e Nordsjaelland (38), dono do melhor ataque com 46 gols. Na parte de baixo, o pior é o Silkeborg, com apenas 15 pontos somados e a defesa mais vazada – 51 gols sofridos.

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial