PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Vôlei Confira quais são os principais campeonatos de vôlei do mundo

Confira quais são os principais campeonatos de vôlei do mundo

Por Luis Feitosa em 26/05/2020 22:03 - Atualizado há 5 anos

Gaspar Nobrega/CBV

Um dos principais esportes do mundo, Vôlei tem competições com um alto nível de disputa entre equipes e seleções e Brasil como um dos grandes da modalidade

O vôlei ganha adeptos ao redor do mundo pelo alto nível de competitividade do esporte. A modalidade que existe desde os tempos da Grécia Antiga evoluiu ao longo dos anos e trouxe modernidades que transformaram e popularizaram o esporte. Diversos países possuem o vôlei como a principal competição nacional e que fornecem atletas fortes para as seleções.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O Brasil é um dos lugares nos quais o campeonato nacional é muito forte e fornece muitos jogadores para a seleção. A Superliga é um dos marcos do esporte nacional e além de revelar novos talentos ainda abriga jogadores experientes que voltam ao país e expoentes estrangeiros que se destacam nos times brasileiros.

Confira quais são os principais campeonatos de vôlei do mundo

Campeonato Mundial

O Campeonato Mundial de Vôlei acontece a cada quatro anos e é o principal torneio do mundo. Fundado em 1949, a competição passou por inúmeras mudanças até passar a comportar 24 seleções desde 2002. No atual formato, a liga é composta pelas maiores equipes nacionais e o Brasil é o segundo maior campeão com 3 títulos no masculino. Apesar de toda a história feminina, as mulheres brasileiras ainda não conquistaram o troféu.

Copa do Mundo

A Copa do Mundo de Vôlei funciona como uma eliminatória para definir quais seleções irão para a próxima Olimpíadas. Também a cada quatro anos, a competição é disputada desde 1965 para os homens e desde 1973 para as mulheres. Com o objetivo diferente do Campeonato Mundial, a competição passou a ter uma sede única a partir de 1977 que é o Japão. O Brasil também é o segundo maior vencedor com 3 títulos na modalidade masculina enquanto ainda busca a sua primeira conquista no feminino.

Liga das Nações

Disputada anualmente, a Liga das Nações surgiu em 2018 como uma forma de trazer uma maior competitividade nos confrontos entre seleções. Para as seleções masculinas, o campeonato foi adicionado no calendário enquanto no feminino o torneio substitui o Grand Prix. Em duas edições o Brasil fez boas campanhas, mas acabou sendo derrotado em ambas as vezes pelos Estados Unidos. A Seleção Feminina, no entanto, também ficou com o quarto lugar em 2018, mas em 2019 alcançou a final e foi superada pela equipe norte-americana.

Liga Italiana de Voleibol

Em competições que abrangem times nacionais, a Liga Italiana é uma das principais do mundo. Fundada em 1946, a competição alcançou um nível muito forte de popularidade pela alta dificuldade e equilíbrio apresentado nas partidas. Não é por acaso que o país é um dos principais campeonatos de vôlei que abrigam jogadores brasileiros. Atualmente, são 14 equipes que disputam jogos de ida e volta contra todos os adversários e oito melhores garantindo vaga na próxima fase. A segunda e última etapa é no formato mata-mata em quartas, semi e final.

Superliga do Brasil

O berço do vôlei nacional é a Superliga que existe desde 1962 e é composta pelas maiores equipes nacionais. Desde o início da competição muitos formatos foram adotados e que traziam confusão pelas frequentes mudanças. Com isso, a Confederação Brasileira de Vôlei optou por padronizar e em 2010 instaurou um sistema que funciona até hoje. São 12 equipes na elite da competição que disputam jogos de ida e volta na fase classificatória. A partir das quartas de finais os jogos são disputados no sistema de séries com as quartas sendo decididas em três jogos, as semifinais em cinco e a final em uma partida única.

Campeonato Russo de Voleibol

A Rússia tem muita tradição no vôlei mundial através das seleções e os clubes fortes. O país também possui uma das maiores ligas nacionais e que abriga até um time da Ucrânia e da Bielorrússia. O campeonato local cresceu de tal maneira que ganhou exibição internacional. Apesar da importância, a Rússia só teve um torneio da modalidade a partir de 1992 e que hoje conta com 16 equipes com o Zenit Kazan sendo o maior campeão com 10 conquistas nos últimos 12 anos.

LEIA MAIS:

Brasileiro foi criador do saque ‘sensação’ dos anos 80 no vôlei

Qual equipe é a maior campeã da Superliga Masculina de vôlei?

Recém promovido à Superliga, Itajaí não paga salários há mais de três meses, e faz jogadora da seleção rifar uniforme

Exit mobile version