Home Futebol Confira as principais estatísticas e feitos do Vasco em São Januário

Confira as principais estatísticas e feitos do Vasco em São Januário

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Gigante da Colina atuou pela última vez em seu estádio no dia 12 de março, quando acabou perdendo para o Goiás, pela Copa do Brasil

Classificado como um alçapão pelos adversários, o Estádio São Januário é um dos grande patrimônios na história centenária do Vasco. No último dia 21 de abril, o tradicional palco do futebol nacional completou 93 anos de existência, e por conta da pandemia do coronavírus, não pôde festejar com o seu proprietário e a torcida cruz-maltina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

São Januário é símbolo de luta e união entre os torcedores do Vasco. A construção do palco só foi possível por conta de uma iniciativa do Gigante da Colina com sócios e torcedores. Na época, 6.600 barris de cimentos e 252 toneladas de ferro foram compradas para a execução da obra.

A partida de estreia do estádio foi movimentadíssima, e teve o Vasco como vencedor pelo placar de 5 a 3. Mas quem marcou o primeiro tento do palco foi Evangelista, atleta do Santos, adversário em questão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PRIMEIRA PARTIDA À NOITE

O primeiro compromisso noturno do Vasco em São Januário só aconteceu quase sete anos depois da inauguração do estádio. No dia 31 de março, o Gigante da Colina superou o Wanderers, do Uruguai, em partida amistosa, que marcou não só a inauguração da iluminação, como também a conclusão da curva das arquibancadas. Naquela época, o palco era o único que realizava jogos no período noturno.

MAIOR ARTILHEIRO

PUBLICIDADE

Principal ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do estádio, tendo marcado 184 tentos, entre os anos de 1971 e 1992.

PUBLICIDADE

O tradicional palco ainda foi por anos a “praia” do atacante Romário, que justamente no próprio estádio marcou o seu milésimo gol no futebol.

RETROSPECTO NA LIBERTADORES

Foi justamente em São Januário que o Vasco conquistou um dos mais importantes títulos da sua história. Em 1998, o Gigante da Colina faturou a Copa Libertadores com seis vitórias e um empate nas sete partidas disputadas no palco. Ao todo, o clube carioca computa 34 jogos no estádio em disputas do torneio continental. São 20 vitórias, sete empates e sete derrotas.

O ex-atacante Luizão ainda figura como o grande artilheiro do clube do estádio no torneio, tendo marcado sete gols.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Better Collective