Clubes europeus preparam volta às atividades e lidam com impactos do coronavírus
Alemanha, Espanha, Portugal e Itália se preparam para a volta das competições esportivas. Itália e Espanha foram as mais afetadas pelo Covid-19
O novo coronavírus vem, ao longo dos últimos meses, provocando um verdadeiro caos econômico nos países. Muitas empresas fecharam suas portas e outras correm risco de desaparecer. Além do mais, muitas pessoas viram uma redução nos salários sendo reduzidos ou sendo demitidos, afetando duramente a economia de suas regiões. Esse impacto afetou também as atividades esportivas, que tiveram competições canceladas. A Alemanha está voltando aos poucos, assim como Portugal. Já na Espanha a situação é mais complicada. Enquanto isso a Itália, que era recordista no número de casos, parece estar voltando a normalidade. Confira a situação desses países e a previsão de volta do futebol:
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Alemanha
Número de Casos: 181.288
Mortes: 8.498
Situação do futebol: Bundesliga já retornou suas atividades, mas com os estágios fechados.
O que a imprensa diz: “A situação, em relação ao coronavírus, está mais tranquila, parece controlada. O comércio está aos poucos abrindo, porém cinemas e ginásios estão fechados, mas restaurantes e demais comércios estão abrindo aos poucos. A rodada da Bundesliga se deu início, na semana passada, com um protocolo bastante restrito, elaborado pelas autoridades de cada região. Não pode ter mais de 300 pessoas assistindo as partidas dentro do estádio. As bolas estão sendo constantemente sendo desinfectadas, com apenas quatro bolas, uma em cada canto. Além do mais não está autorizada a entrada de ninguém não ligada a realização da partida e os jogadores do banco de reservas tem que estar um ou dois metros de distancia, sempre usando máscaras. Mas o técnico está liberado a estar sem máscara, sendo o único liberado”, afirmou Maurício Rojas correspondente na Alemanha da Rádio ADN Chile
Espanha
Número de Casos: 236.529.
Mortes: 27.117.
Situação do futebol: Parado desde março de 2020.
O que a imprensa diz:
Itália
Número de Casos: 230.555.
Mortes: 32.955.
Situação do futebol: Parado desde o dia 9 de março, mas com previsão de volta.
O que a imprensa diz: ” As coisas já estão voltando ao normal na Itália, pois a situação está se normalizando aos poucos. Os comércios estão abrindo e as pessoas estão voltando a ir para as ruas. Vale ressaltar que a situação do coronavírus na Lombardia também parece estar se normalizando, a região que preocupava muito as autoridades locais. Sobre o futebol já se especula em que momento que vai voltar as atividades. Alguns clubes já fizeram acordos com os jogadores, visando reduzir o salário dos atletas”, afirmou Maurício Cannone, correspondente internacional do Corriere Dello Sport no Brasil.
Portugal
Número de Casos: 31.007.
Mortes: 1.342.
Situação do futebol: Primeira Liga tem previsão de volta para julho, divisões abaixo tiveram suas disputadas canceladas.
O que a imprensa diz:
“Felizmente a situação aqui está boa, não temos muitos casos em comparação com alguns países da Europa. Estamos em uma fase em que o casos estão se normalizando e diminuindo. Isto deve principalmente a forma como o governo português reagiu diante dessa pandemia, sendo rápido. Cerca de um mês estivemos em estado de emergência, onde fecharam praticamente dos os comércios e o futebol. Neste momento estamos deixando o estado de confinamento. Infelizmente tivemos muitas pessoas foram demitidos e outras tiveram salários reduzidos.
Parou no dia 15 de março o futebol, quando faltavam dez rodadas para o término da primeira divisão, enquanto os demais campeonatos foram dados como terminados. Esta decisão ocorreu depois de uma reunião entre o governo e a Liga e ficou decidido que não haveria condições de continuar as disputas e decidiram encerram. O governo, a federação e os órgãos de saúde decidiram que haveria condições, pelo menos para disputar as últimas rodadas, sendo feito um controle. Cinco clubes, que não tiveram seus estádios vistoriados, vão ter que jogar em outros estádios,” afirmou Rodrigo Coimbra do ZeroZero.