Paralisado devido a pandemia, o Apertura será o primeiro a retornar na América do Sul
A Associação Paraguaia de Futebol (APF) anunciou no Twitter o retorno do Campeonato Paraguaio em seu país na noite da última quinta-feira (28).
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Cada vez falta menos para volver a vernos ⚽🇵🇾
🔜 Nos preparamos para alentar y sentir las emociones de la @CopaDePrimera 🏆
¡Hay fútbol! 🙌🏻 pic.twitter.com/1yReNJtpUK
— APF (@APFOficial) May 28, 2020
Sendo assim, o Paraguai será o primeiro país a retornar com o futebol no continente. Alguns cronogramas e protocolos deverão ser cumpridos pelas equipes para que a bola volte a rolar com segurança.
O cronograma diz que os clubes terão que enviar os protocolos de seguranças ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (29). Nos dias 5, 6 e 7 de junho, os jogadores, comissão técnica e funcionários dos clubes serão testados para o novo coronavírus. Os testes vão ser custeados pela APF.
Os treinamentos individuais se iniciarão no dia 10 de junho. As atividades coletivas serão liberadas após o dia 16 de junho, faltando pouco mais de um mês para o retorno das competições.
O Campeonato Paraguaio foi paralisado no dia 8 de março por conta da pandemia do novo coronavírus. Haviam sido disputadas oito rodadas e o líder era o Libertad, com 19 pontos, seguido de perto por Olimpía, Nacional e Guaraní, respectivamente.
Até o momento, o Paraguai registou menos de mil casos do novo coronavírus. O país também registra 11 mortes, número bem menor do que em outros países da América do Sul, como Chile e Brasil. Os números deixaram a APF mais tranquila para o retorno, sem perder a cautela.
LEIA MAIS
Site inglês coloca Pelé e Neymar entre os jogadores mais superestimados da história do futebol
Ricardo Rocha exalta importância de Sergio Ramos no Real Madrid: “Melhor zagueiro do mundo”