Bragantino omite dados importantes da sua demonstração financeira
O prazo para publicação do documento se expirou no dia 30 de abril
O prazo para publicação do documento se expirou no dia 30 de abril
O prazo legal para que os clubes que participam do Campeonato Brasileiro apresentem suas demonstrações financeiras expirou no dia 30 de abril. O Bragantino, recém promovido a primeira divisão, está entre os que não fizeram a publicação oficial do documento.
De acordo com o Globoesporte, o clube comprado no ano passado pela empresa austríaca Red Bull, entrou em contato com site para argumentar que o documento já foi encaminhado para a Federação Paulista de Futebol (FPF), que se responsabilizará pela divulgação.
A pedido do repórter, o clube lhe enviou o balanço, mas o relatório está incompleto. As receitas do clube foram apresentadas sem as notas explicativas necessárias para se entender sua origem. Sem a descrição das receitas, dificulta-se o entendimento da natureza das despesas e dívidas, e ainda, impossibilitada a transparência sobre aquisição do clube.
Vale lembrar, que conforme previsto em lei, a auditoria dos clubes de futebol deve ser feita por empresas independentes, que como é de praxe, fazem uma análise detalhada das finanças de seus clientes. Portanto, pode-se afirmar que a omissão de parte do balanço foi de iniciativa do clube.
Das 20 equipes que disputarão a primeira divisão de 2020, quatro não divulgaram o documento em seus sites oficiais.
São eles: Atlético Mineiro, Bragantino, Corinthians e Coritiba.
Ao estourarem o prazo, os times infringem a legislação brasileira – Lei Pelé e Profut –e estão sujeitos a punições, assim como seus dirigentes.
Leia Mais
CBF oficializa novo auxílio financeiro a árbitros e assistentes do futebol brasileiro