Botafogo reavalia situação de pratas da casa após renovar com Marcelo Benevenuto
Elenco do Botafogo conta com 24 jogadores formados nas divisões de base
Elenco do Botafogo conta com 24 jogadores formados nas divisões de base
Vivendo crise financeira e com uma perspectiva nada animadora de arrecadação nesta temporada, o Botafogo tenta reforçar o elenco em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com um cenário em que a diretoria trabalha para reduzir os custos com o futebol profissional, a base passou a ser encarada como peça chave na remontagem do elenco para a sequência do ano.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Além de serem importantes para compor o grupo, o Botafogo espera que as joias formadas no clube possam dar um retorno financeiro a instituição em um espaço curto de tempo. Após acertar a renovação de contrato do zagueiro Marcelo Benevenuto, o Comitê Executivo de Futebol avalia a situação de outros jogadores. O Torcedores.com apurou que alguns atletas serão liberados para buscar espaço em outros clubes.
Caio Alexandre, só para exemplificar, é uma das promessas que vinha se destacando pelo Botafogo antes da pandemia. Ele, inclusive, é visto como um dos jogadores mais promissores do clube nos últimos anos. Com isso, a tendência é que o atleta seja tratado como uma estrela. Afinal, o meia é um dos principais ativos do clube.
Por outro lado, alguns atletas estão fora dos planos da comissão técnica. O lateral-esquerdo Lucas Barros, o volante Gustavo Bochecha, o meia Leandrinho, além do atacante Lucas Campos dificilmente irão seguirão no clube. Eles, inclusive, já foram autorizados a buscar um novo clube.
Goleiros
É possível que Saulo não permaneça no clube. Ele foi sondado por clubes da Série B do Campeonato Brasileiro. Com isso, a diretoria não irá se esforçar para mantê-lo no elenco. Com isso, o Diego seria promovido ao posto de terceiro goleiro.
Por outro lado, Andrew, apontado um dos goleiros mais promissores da base, voltaria a integrar o elenco profissional. Ele é considerado dentro do clube como um atleta com futuro promissor e com potencial de mercado.
Laterais
Na lateral-direita, as permanências de Marcinho e Fernando Costanza, que foram bastante escalados na última temporada, são uma incógnita. Os dois tem contrato até dezembro e até o momento não chegaram a um acordo com o clube.
Com isso, Federico Barrandeguy, de 24 anos, terá mais oportunidades. Ele foi contratado este ano após se desvincular do Montevideo Wanderers, do Uruguai. O defensor já disputou sete partidas no Campeonato Carioca. Além disso, Paulo Autuori também conta com Wesley, que foi contratado junto ao Santa Cruz.
Na lateral-esquerda, o desempenho ruim no começo da temporada fez com que Lucas Barros fosse escanteado, como se diz na gíria do futebol, pela diretoria. Ele perdeu espaço após as chegadas de Danilo Barcelos e Guilherme Santos. Com isso, deve ser emprestado.
Zagueiros
Na zaga três nomes aparecem como figuras certas para compor o elenco na sequência da temporada. Marcelo Benevenuto, de 24 anos, renovou até 2024. Ele está sendo preparado para assumir o papel de líder do sistema defensivo. Afinal, Joel Carli deve deixar General Severiano por ter um salário fora dos padrões do clube.
Quem também é bem avaliado pela comissão técnica é o jovem Kanu. O zagueiro tem 23 anos e no ano passado foi emprestado a Cabofriense. A personalidade forte e a postura dentro do elenco contribuem para que o jogador tenha mais espaço o time.
Aos 22 anos, e ainda sem atuar pelo time nesta temporada, Helerson deve ganhar mais espaço no elenco. Em 2019, ele foi emprestado ao Estoril, de Portugal, para adquirir experiência. O Botafogo deseja dar mais rodagem ao jogador, que é bem avaliado no exterior.
Meio-campo
O meio-campo do Botafogo também será reformulado. Nomes como Gustavo Bochecha e Leandrinho estão disponíveis para transferências. O primeiro tem oferta do Juventude, enquanto o segundo pode voltar para o Sport onde se destacou em 2019.
Com oito jogos nesta temporada, Caio Alexandre já é considerado um dos pilares da equipe. Com 21 anos, o meia é um dos poucos jogadores revelados pelo clube que se salvaram no início do Campeonato Carioca.
Na mesma posição, Wenderson é outra promessa que também pode ganhar mais minutos em campo. Destaque nas categorias de base, o jogador foi integrado ao elenco profissional em 2018, mas ainda não deslanchou.
Por outro lado, os jovens Diego Ayres, de 18 anos, Marlon, de 19 anos, Michel Costa, de 18 anos, Romildo, de 20 anos, e Wendel Lessa, de 18 anos, serão emprestados para ganhar mais rodagem.
Atacantes
O ataque é o setor que o técnico Paulo Autuori conta com mais opções. Após as contratações de Alexander Lecaros, Rafael Navarro e Pedro Raúl, alguns jovens da base perderam espaço. Com isso, os jovens Dedé, de anos, Maxuel, de 20 anos e Rhuan, de 20 anos, serão reavaliados.
Lucas Campos, no entanto, dificilmente irão seguir no clube. Artilheiro na base, o jogador de 22 anos não deixou boa impressão nas partidas que disputou no Campeonato Carioca. Com isso, ele deve ser novamente emprestado.
Por outro lado, duas crias alvinegras são bem avaliadas internamente: Luis Henrique e Igor Cássio. O primeiro tem 18 anos, disputou 10 partidas e fez um gol em 2020. Já o segundo tem 21 anos e entrou em campo somente quatro vezes este ano, mas é visto como uma boa peça para compor o grupo.