Atleticanos protestam contra Bolsonaro e o fascismo em Belo Horizonte
Grupos de torcedores se reuniram na região Centro-Sul da capital mineira, em manifestação favorável à democracia
Dois dias após a divulgação do vídeo da reunião ministerial, alguns grupos de torcedores atleticanos se reuniram na manhã deste domingo na Praça da Bandeira, região Centro-Sul de Belo Horizonte, em um protesto a favor da democracia e contra o presidente Jair Messias Bolsonaro.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes.
Ao portal de notícias da cidade de Belo Horizonte, BHAZ, um dos manifestantes e integrantes do movimento “Somos Democracia BH”, Rafael Santos, disse que um dos objetivos era mostrar que eles estão presentes, uma forma de se opor as manifestações a favor de Bolsonaro que aconteceram nos últimos dias. Os atleticanos carregavam faixas em que chamavam o presidente de “Genocida” e bandeiras de movimentos antifascistas.
“A primeira intenção era poder reunir os núcleos de esquerdas e democratas de BH e começar a, primeiramente, a mostrar que nós estamos aqui, que nós estamos presentes. Não é somente o outro lado com as manifestações antidemocráticas e fascistas que estão mandando na cidade.”
Grupos de torcedores atleticanos se reuniram na Praça da Bandeira, na manhã deste domingo (24), na região Centro-Sul de BH, para protestar. Na pauta, estavam manifestações favoráveis à democracia e contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). pic.twitter.com/XIsBDXu6VJ
— BHAZ (@portal_bhaz) May 24, 2020
Rafael disse ao portal que muitas pessoas que passaram pelo local apoiaram o movimento, mas que também foram alvo de críticas: “A gente percebeu mais apoio. Mas, tiveram carros de elite, como sempre, passando por aqui com gritos favoráveis ao presidente, que é um genocida. Mas isso é normal, estamos em uma região que incomoda bastante. Foi uma escolha estratégica, onde existem muitas pessoas autoritárias e antidemocráticas”, disse.
Esse movimento começou em São Paulo, com a torcida do Corinthians, e para o manifestante Patrick Luiz, ele tem ganhado apoio nacional, resultando em um crescimento.
“O ‘Somos Democracia BH’ vem de uma divisão que está começando no Brasil e que surgiu em São Paulo. É um movimento que não tem relação com futebol ou partido, é uma ação democrática. A ideia é juntar todos esses grupos para espalhar em todo o Brasil, pelo menos nas grandes capitais. O objetivo é poder combater o fascismo e esse processo antidemocrático que está sendo instalado no Brasil.”
LEIA MAIS:
Rodriguinho: “Fiquei muito triste com a queda do Cruzeiro, mas vida que segue”
10 jogadores com mais rebaixamentos na era dos pontos corridos