Com 172 gols, Fred é o terceiro maior artilheiro da história do Fluminense
O Fluminense anunciou neste domingo o retorno de Fred, de 36 anos, maior ídolo tricolor nesta década. A contratação, antes de mais nada, era um desejo do presidente Mário Bittencourt que prometeu o retorno do ídolo antes de ser empossado como mandatário tricolor. O dirigente, nesse ínterim, teve vários encontros com os representantes do atacante. Porém, Bittencourt sempre deixou claro Fred teria de se enquadrar na realidade financeira tricolor se quisesse voltar para o clube após deixar o Cruzeiro no começo desta temporada.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Com isso, Fred inicia sua segunda passagem pelo Fluminense. Entre 2009 e 2016, venceu duas vezes o Campeonato Brasileiro (2010 e 2012), um Campeonato Carioca (2012) e uma Taça da Primeira Liga (2016). Além disso, ele se tornou o terceiro maior artilheiro do clube com 172 gols em 287 partidas. O artilheiro, antes de mais nada, está atrás de Waldo (319) e Orlando Pingo de Ouro (184)
Fred, nesse ínterim, foi comandado por 13 treinadores nas sete temporadas que vestiu a camisa tricolor: Abel Braga, Carlos Alberto Parreira, Cristóvão Borges, Cuca, Dorival Júnior, Eduardo Baptista, Enderson Moreira, Levir Culpi, Muricy Ramalho, Renato Portaluppi, Renê Simões, Ricardo Drubscky e Vanderlei Luxemburgo. Afinal, o Fluminense ficou marcado no início desta década pela alta rotatividade de treinadores por divergências entre os dirigentes do clube.
Porém, Fred viveu o seu auge no Fluminense sob o comando de Abel Braga em 2012. Além dos títulos conquistados naquela temporada, ele foi eleito o melhor atacante do futebol brasileiro. Foram 30 gols em 45 partidas. Por isso, o artilheiro voltou a ser convocado por Mano Menezes para a Seleção Brasileira. O camisa 9, nesse ínterim, foi convocado para defender o Brasil no Superclássico das Américas contra a Argentina.
O Torcedores.com repercutiu a volta do ídolo ao Fluminense com três treinadores que tiveram passagem marcante na história do clube: Abel Braga, Carlos Alberto Parreira e Cuca. Confira o que eles falaram sobre a volta do camisa 9 às Laranjeiras.
Abel Braga
“O Fred foi o símbolo do Fluminense na conquista do Campeonato Brasileiro. Ele se preparou mentalmente e fisicamente para levantar aquela taça após anos sendo questionado pela imprensa e torcida. Ele fez por merecer a faixa de capitão entre tantos capitães que tive naquele time como Diego Cavalieri, Gum, Deco e Rafael Sóbis. Ele tem tudo para dar certo neste retorno dele ao clube”.
Carlos Alberto Parreira
“Minha admiração pelo Fred vem desde a época de Cruzeiro. Por isso, o convoquei para a Copa do Mundo de 2006. Três anos depois eu o comandei no Fluminense. A convocação para a Copa do Mundo de 2014 foi a coroação de tudo aquilo que fez enquanto jogador do Fluminense. Foi um dos grandes camisas 9 que tive o prazer de comandar. Para mim, ele ainda é um dos melhores centroavantes do futebol brasileiro”.
Cuca
“O Fred foi um dos jogadores mais importantes naquela arrancada que livrou o Fluminense do rebaixamento do Campeonato Brasileiro de 2009. Ele entrou em campo várias vezes no sacrifício. Por muitas vezes, o Fred se viajou sem ter condições de jogo e na hora do vamos ver pedia para entrar em campo para não deixar o grupo na mão. Não é à toa que se tornou ídolo do Fluminense. Espero que ele tenha muito sucesso neste retorno ao clube”.