Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Futebol 9 técnicos que revolucionaram o jeito de jogar futebol

9 técnicos que revolucionaram o jeito de jogar futebol

Por Matheus Camargo em 12/05/2020 09:43 - Atualizado há 3 anos

David Ramos/Getty Images

Alguns métodos apareceram ao longo do tempo

Vários técnicos aparecem para mudarem simplesmente a história do futebol e revolucionam o jeito do esporte ser praticado.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Veja abaixo 9 técnicos que revolucionaram o futebol:

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJPOHZzQXhtUiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Herbert Chapman
Técnico de futebol no início da profissionalização do futebol, foi campeão inglês pelo Arsenal e inventou simplesmente a visão tática do futebol. Foi um dos primeiros a mostrar preocupação com a preparação física e fazia seus times parecem praticar outro esporte em uma época que a Inglaterra engatinhava no futebol.

Karl Rappan
Em uma época que o futebol valorizava o ataque e os times chegavam a entrar em campo com cinco atacantes – ou mais -, Rappan comandou o primeiro “ferrolho suíço”, apelido que é levado até hoje pela seleção da Suíça, na Copa do Mundo de 1938. O técnico foi simplesmente o criador da retranca ao perceber que é mais fácil vencer uma partida não levando gols do que fazendo o máximo possível.

Gusztáv Sebes
Para muitos, o húngaro foi o responsável por transformar de vez o futebol na década de 50, isso porque foi ele o grande expoente da preparação física. Transformou a Hungria da época em uma máquina, que passava por cima dos adversários durante os 90 minutos – mesmo assim perdeu a final da Copa do Mundo de 1954. Além disso, Sebes ainda construiu o famoso 4-2-4, que durou no futebol por muitos anos e foi o predecessor dos tradicionais 4-4-2 e 4-3-3.

Rinus Michels
Criador do “Carrossel Holandês”, revolucionou o futebol de uma maneira inesperada na década de 1970, especialmente por formar os atletas coringas. Transformou o Ajax em potência na Europa e mudou a história do futebol holandês.

Mario Jorge Lobo Zagallo
Único brasileiro da lista, Zagallo revolucionou o futebol na Copa de 1970, ao mostrar para o mundo que era possível jogar sem um centroavante de referência – discussão que dura até os dias de hoje – e com vários atletas da mesma posição. Foi ele o responsável por escalar cinco camisas 10 juntos no time titular do Brasil campeão do mundo: Tostão, Rivellino, Jairzinho, Gérson e Pelé.

Johan Cruyff
Cria de Rinus Michels, Cruyff é um dos grandes gênios da história do futebol e mostrou isso como técnico do Barcelona. Foi ele o primeiro a ter a ideia de criar uma filosofia no clube, deixando de lado as trocas aleatórias no comando. Há mais de 30 anos o clube catalão segue o mesmo modelo e se tornou multicampeão. Vários clubes tentam inventar o próprio método com base no modelo de Cruyff.

Zdenek Zeman
Talvez o menos conhecido da lista, mas o mais responsável pelo atual futebol mundial, Zeman inventou o 4-3-3 moderno, com pontas que retraem para ajudar os laterais e com meias centrais. O método ficou conhecido como “Zemanland”, já que o técnico comandava o modesto Foggia, da Itália, e nem sempre conseguia resultados. Porém, após passagens por Lazio, Roma e Galatasaray, mostrou a importância do sistema tático, que atualmente é utilizado por várias equipes no mundo.

Pep Guardiola
O técnico do Manchester City revolucionou o mundo da bola ao comandar o Barcelona, já que foi a pessoa a modernizar o método de Cruyff e a colocar em prática o ‘tiki-taka’, que chegou à seleção espanhola e virou objetivo para vários clubes no mundo. É considerado o principal técnico do futebol mundial atualmente.

José Mourinho
Se Rappan criou a retranca, Mourinho criou nada menos que o “park the bus”, ou simplesmente “estacione o ônibus”. Foi assim que o técnico conseguiu vencer times muito mais fortes e conquistou grandes títulos como a Liga dos Campeões de 2010 com a Inter de Milão. Foi um revolucionário dos sistemas defensivos e multicampeão.

Leia mais:
Sérgio convidou Marcos para morar em sua casa poucos dias após casar; conheça uma das histórias mais cômicas dos ídolos do Palmeiras

Exit mobile version