Home Futebol 6 goleiros marcantes formados na Academia do Palmeiras

6 goleiros marcantes formados na Academia do Palmeiras

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Escola de goleiros do Verdão é a mais famosa do futebol brasileiro

O Palmeiras ficou conhecido em toda sua história por formar seus próprios goleiros em sua Academia, até por isso é reconhecido como o clube que melhor forma donos da meta para o futebol brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ3UG1SczRYbCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Veja 6 goleiros históricos formados na Academia do Palmeiras:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Oberdan Cattani
O primeiro grande goleiro formado no Palmeiras foi Oberdan, que atuou só pelo clube, de 1940 a 1955, e é para muitos o grande nome da meta na história do Verdão.

Emerson Leão
O ex-goleiro teve passagens curtas pela base de Comercial e São José até chegar ao Palmeiras em 1969 e começar a brilhar, tanto que foi convocado para a Copa do Mundo de 1970 no ano seguinte, aos 20 anos, para ficar na reserva. É para muitos o melhor atleta formado na Academia do clube e o primeiro desde Oberdan a passar tanta segurança na meta. Foi tricampeão brasileiro e tricampeão paulista até deixar o clube em 1979. Voltou em 1984 e saiu em 1986, sempre como titular.

Velloso
O goleiro foi formado no Palmeiras e em 1989 fez sua primeira temporada como profissional. Foi dono da meta do Verdão durante grande parte da década de 90 e esteve em vários elencos campeões.

PUBLICIDADE

Sérgio
Mais um formado na base do Palmeiras, Sérgio subiu para o time profissional com Velloso, mas passou por mais empréstimos até se firmar no clube. Após lesão do titular, assumiu a meta no histórico Paulistão de 1993 e foi o responsável por ser o goleiro da quebra do tabu. Entre idas e vindas, passou quase toda a carreira no clube e só saiu em 2006.

PUBLICIDADE

Marcos
Para muitos o maior de todos, Marcos chegou ao Verdão para fazer a base em 1992 e meses depois estava “sentado no banco do profissional”, como ele mesmo contou em entrevista recente ao canal Sapiando, do ex-atacante Luizão. Foram anos de dedicação única ao clube, título de Libertadores em 1999, titular do Brasil no pentacampeonato de 2002, a negativa ao Arsenal para disputar a Série B de 2003 e aposentadoria em 2011 apenas por não suportar mais as inúmeras lesões.

Diego Cavalieri
O goleiro, atualmente, no Botafogo, não fez grande história no Palmeiras, mas foi um dos mais talentosos a ser formado pelo clube. Entre 2006 e 2006, recém-promovido ao profissional, fez com que vários torcedores esquecessem o ídolo Marcos, que passava por graves lesões, e fez bonito, sendo admirado por parte da torcida até hoje. Tanto que em 2008, após o retorno do ídolo do Verdão, foi vendido de maneira direta ao gigante Liverpool, da Inglaterra. Voltou ao Brasil e se tornou ídolo do Fluminense, onde foi bicampeão brasileiro.

Leia mais:
Sérgio convidou Marcos para morar em sua casa poucos dias após casar; conheça uma das histórias mais cômicas dos ídolos do Palmeiras

Better Collective