PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Lutas Yip Man: inspiração para a franquia ‘O Grande Mestre’ teve Bruce Lee como principal pupilo

Yip Man: inspiração para a franquia ‘O Grande Mestre’ teve Bruce Lee como principal pupilo

Yip Man foi um dos principais professores de Bruce Lee, o maior lutador ator da história das artes marciais

Carlos Alberto Jr
Colaborador do Torcedores.com.

Bruce Lee é fruto de várias concordâncias. Esteve quando e onde tinha de estar, no momento certo e no tempo correto, seja no cinema e até mesmo nas artes marciais. Uma dessas felizes coincidências foi ter aprendido a lutar com Yip Man, a Lenda do Kung Fu que se tornou “O Grande Mestre” nos cinemas.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Parte do charme de tudo envolto na vida de Bruce Lee é a incerteza. Muito questiona-se sobre quem, entre Chan Wah-Shun ou Yip Man, foi o “verdadeiro” mestre do maior lutador ator da história. A verdade absoluta talvez nunca saberemos, portanto o texto abaixo é focado somente na trajetória de Yip Man.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Chan Wah-Shun também era doutor em medicina chinesa e treinou o exército de seu país. Outra curiosidade do mestre de Yip, era seu segundo emprego como um carro forte humano. Além de carregar grandes quantidades de moedas pela força, nenhum ladrão ousava roubar o lutador.

Yip após treinar com Chan acabou se mudando para Hong Kong com ajuda de um parente. Lá ele ficou sem treinar por um curto período de tempo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A primeira derrota

De acordo com os dois filhos, ele mudou de vida após presenciar um policial batendo em uma mulher estrangeira. A história diz que o policial tentou atacá-lo quando interveio em defesa da mulher, e que Yip Man usou suas técnicas. A cena teria sido vista por um homem mais velho, que perguntou qual arte marcial era aquela.

O velho pediu a Yip Man que lhe mostrasse as primeiras duas formas – Sil Lim Tao e Chun Kiu. Ele gostou do que viu. E então desafiou Yip Man a enfrentá-lo. O homem de mais de 50 anos venceu, e Yip Man percebeu que tinha muito a aprender.

Isto abalou o mestre chinês. Yip queria esquecer o Kung Fu e nunca mais treinar. Mas o seu próprio algoz nos últimos combates, o convenceu a treinar por suas habilidades. E então descobriu que aquele homem era companheiro de seu mestre, Leung Bik, filho de outro mestre seu, Leung Jan, para quem tinha prometido que jamais ensinaria os golpes, por temer que fossem usados para o mal. Treinou e, com 24 anos, Yip Man voltou a Foshan com as habilidades de wing chun tremendamente aprimoradas.

PUBLICIDADE

Yip acabou treinando com diversos mestes em Hong Kung por quase uma década até voltar para China novamente. em sua cidade natal, acabou se tornando policial e treinando diversos do seus subordinados.

PUBLICIDADE

Mas seu retorno a China durou pouco. Depois da revolução comunista, ele teve que fugir para Hong Kong por pertencer ao partido de oposição.

Yip Man e Bruce Lee

Quando Yip fugiu para Hong Kong acabou fundando uma escola de artes marciais. Seus alunos estavam vencendo diversos campeonatos de Kung Fu,  isto ajudou a restabelecer sua fama como grande professor.

Em 1953, com apenas 13 anos, Bruce Lee começou a treinar com Yip. Ele era considerado um dos alunos mais aplicados e inteligentes. Bruce Lee não só responsável pela fama do mestre.

A estrela de cinema espalhou pelo mundo um dos métodos mais eficazes e didáticos de como ensinar Kung Fu. Bruce Lee acabou visitando seu velho mestre pouco antes de sua morte.

PUBLICIDADE

Yip Man morreu em 1972, apenas sete meses antes da morte de seu mais notório aprendiz. O mestre se foi com 79 anos vítima do câncer.

Sua história ficou popular com uma série de filmes (franquia O Grande Mestre), que foram lançados a partir de 2008.

LEIA MAIS

Amanda Nunes responde desafio de Spencer e aceita possível troca de local do UFC 250

PUBLICIDADE

Jon Jones quebra o silêncio e promete trabalhar contra vício no álcool

Better Collective