Home Opinião Vitor Guedes: Os meus 10 maiores jogos do Corinthians no Pacaembu

Vitor Guedes: Os meus 10 maiores jogos do Corinthians no Pacaembu

Estádio foi transformado em hospital de campanha para auxiliar no combate ao Covid-19

Vitor Guedes
Vitor Guedes, nascido no sacro ano de 1977, é ZL, pai do Basílio, equilibrado... Além de jornalista diplomado, pós-graduado em Português, Língua e Literatura, colunista do jornal Agora São Paulo, debatedor do Baita Amigos, comentarista do PodcasTimão, autor do livro "Paixão Corinthiana".

Estádio foi transformado em hospital de campanha para auxiliar no combate ao Covid-19

Maloqueiros, sofredores e torcedores.com, vou reproduzir neste parágrafo um trecho do texto que publiquei no último dia 3 em Caneladas do Vitão, coluna que assino diariamente no jornal Agora São Paulo: “De todas as tristes imagens da pandemia, a que mais me causa tristeza é a do Pacaembu transformado em hospital de campanha, com tendas que me remetem a imagens do clássico ‘Platoon’. Que tristeza!”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com o meu BMG Corinthians o seu time sempre ganha. Abra sua conta!

Mas falemos aqui, por ordem cronológica, de dez momentos alegres que vi e vivi com o Corinthians no Pacaembu.

1987

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

1) Corinthians 3 x 0 Palmeiras

Meu primeiro Dérbi, em 1987, na companhia do meu pai, foi um baile alvinegro, com direito a show do debutante Marcos Roberto e grandes atuações dos veteranos Everton e João Paulo.

1990

PUBLICIDADE

2) Corinthians 2 x 1 Atlético-MG

PUBLICIDADE

A virada de 2 a 1 sobre o Galo, ida das quartas de final de 1990, jogo que iniciou a arrancada para o primeiro título brasileiro corinthiano, conquista que abriu o caminho para uma nova era mosqueteira, talvez tenha sido a grande atuação de Neto com a camisa do time do povo.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

1995

3) Corinthians 2 x 1 Palmeiras

PUBLICIDADE

Na fase de classificação do Paulistão, o Corinthians bateu o maior rival de virada. Após Roberto Carlos abrir o placar no primeiro tempo, Marcelinho e Tupãzinho fizeram a festa com a Fiel. O gol de Marcelinho, uma falta da intermediária, em que Velloso pediu para abrir a barreira, foi um dos mais bonitos do Pé de Anjo. E, naquele mesmo campeoanto, só que em Ribeirão Preto, o Timão, novamente de virada, novamente por 2 a 1, novamente com gol de falta de Marcelinho, venceria o Dérbi e seria campeão.

4) Corinthians 5 x 0 Vasco

No mesmo semestre em que faturou o Paulistão, a Fiel, que já havia festejado a Copinha e o primeiro dos quatro títulos da Gaviões da Fiel no Carnaval paulitano, viu a primeira conquista alvinegra da Copa do Brasil. A decisão foi contra o Grêmio, com o título vindo com duas vitórias, 2 a 1 no Pacaembu e 1 a 0 no Olímpico, mas o grande jogo daquela campanha foi o 5 a 0 sobre o Vasco na semifinal, passeio que levou o time à final.

2005

PUBLICIDADE

5) Corinthians 7 x 1 Santos

Mais tarde, em 2014, trabalhei em outro 7 a 1 bem menos divertido… O 7 a 1 do Brasileirão-2005, com um show de Tevez, Nilmar e companhia, foi o maior Corinthians x Santos que vi no Pacaembu. Até porque sou de 1977 e não era vivo nos 2 a 0 que quebraram o tabu em 1968.

2011

6) Corinthians 2 x 1 Athletico-PR

PUBLICIDADE

Na companhia da minha mulher, maloqueira, meu cunhado, santista, e da minha cunhada, que ainda não sabe quem é a bola, meu primo, Carlos, e meu afilhado, Marcelo, levamos o meu filho Basílio para o seu primeiro jogo. Deu Timão, 2 a 1, já na reta final do Brasileirão que culminaria com o hexacampeonato nacional.

7) Corinthians 5 x 0 São Paulo

Com direito a três gols de Liedeson, outro de Zidanilo, que barbarizou, o Coringão fez Rogério Ceni ir buscar cinco vezes a bola no fundo da rede. A primeira vez, em peru antológico em conclusão de Jorge Henrique, fez a Fiel ir ao delírio.

8) Corinthians 0 x 0 Palmeiras

PUBLICIDADE

No dia em que Sócrates desencarnou, o Timão segurou o 0 a 0 com o maior rival e conquistou o Brasileirão. O jogo foi horroroso. Mas fica a conquista e a imagem dos jogadores corinthianos nos círuculo central antes da partida com os braços e os punhos erguidos, gesto característico do Magrão.

2012

9) Corinthians 1 x 0 Vasco

Eram dois timaços, com alternativas até o acréscimo dos acréscimos, mas ficaram imortalizados para a história o gol de Paulinho com Tite, expulso, pulando com a massa nas numeradas e, antes, a defesa sensacional de Cássio, vencendo o duelo com Diego Souza, lance que mudou a história daquele jogo, daquele título e de tudo que viria depois daquela épica noite de quarta-feira.

PUBLICIDADE

10) Corinthians 2 x 0 Boca Juniros

O dia da verdadeira independência, o 4 de julho de 2012, o dia da libertação corinthiana. Tive o prazer de cobrir esse jogo ao lado do meu irmão caçula, o jornalista Marcos Guedes, que também trabalhou na partida na mesma cobertura do AGORA.

Ignore o que diz o irresponsável que preside o país, escute a Organização Mundial de Saúde e, se puder, fique em casa. Proteja você, quem você ama e toda a sociedade!

Vai passar!

PUBLICIDADE

Vitor Guedes
Twitter vitao_guedes
facebook.com/blogdovitao
youtube.com/blogdovitao

LEIA MAIS:
Vitor Guedes: diretoria do Corinthians precisa tomar decisões durante a paralisação por coronavírus

Vitor Guedes: É errado dizer que o Corinthians joga igual desde 2008

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial