Veja quais são as vantagens e desvantagens da fisioterapia domiciliar (Home care)
A procura pelo Home Care tem crescido no Brasil nos últimos anos. Trata-se de cuidar no lar de pacientes clinicamente estáveis, que ainda precisam de atenção médica
A fisioterapia domiciliar é conhecida por oferecer a pacientes com ou sem risco de internação iminente, como também na alternativa aos que não desejam frequentar clínicas e precisam manter um trabalho de manutenção ou reabilitação. Esta especialização da Fisioterapia vem evoluindo ao longo dos anos, se mostrando eficiente no atendimento personalizado para cada caso, em associação a discussões clinicas com o médico do paciente.
A fisioterapia domiciliar é escolhida por pessoas que preferem continuar o tratamento em ambientes já conhecidos e confortáveis, como a sua própria casa, aliando a flexibilidade de horários, a proximidade com a família e a locomoção, que são fatores que ajudam na hora da escolha. Além disso, em alguns casos, o médico do paciente prefere que se inicie o trabalho de forma domiciliar, até que o paciente ganhe condicionamento para ser encaminhado a uma clínica.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
Se para alguns, passar dias internado já é um pesadelo, àqueles que dependem com frequência de ajuda médica, ter que ficar boa parte de seu tempo num ambiente hospitalar, não deve ser nada agradável. Como proposta para aliviar o desconforto de alguns pacientes, surge o serviço de Home Care no Brasil em 1949. Esse tratamento além de ser no conforto da casa do enfermo, ainda permite que atendimento seja de forma geral, mais humanizado.
Porém, como todo serviço, ele possui vantagens e desvantagens; confira:
Vantagens
1. Recuperação rápida
Enquanto no hospital as horas de visita são limitadas, o contato com o paciente quando está em casa, é muito mais acessível. O que favorece na recuperação do mesmo — por receber o apoio da família com mais frequência.
2. Menos riscos de infecções
Hospitais são ambientes altamente contaminados. Tendo o tratamento em casa, o paciente evita entrar em contato com bactérias e infecções hospitalares, pois ficam mais vulneráveis nesse lugar.
3. Visitas familiares livres
Para os que gostam ou precisam visitar o parente todos os dias, ter que se deslocar a um hospital longe não é muito cômodo. Com o Home Care, não há horas programadas de visita e, claro, mais praticidade por visitar em casa.
4. O cérebro gosta mais da casa
Psicologicamente, ficamos mais sensíveis em hospitais, porque o classificamos como um lugar para tratar de doentes. Logo, a tendência é nos sentirmos doentes também. Enquanto que, a internação em casa, pode interpretar melhoras no quadro clínico, onde nos sentimos naturalmente melhor.
5. Programa “Melhor em Casa”
Ainda que, contratar um serviço particular seja mais seguro que depender da saúde pública. O Governo lançou o programa “Melhor em Casa” para quem precisa de atendimento domiciliar e não tem condição de buscar o serviço privado. Levando médicos, enfermeiros, e outros profissionais da saúde a casa do paciente.
Desvantagens
1. Trajeto fora de mão
Este trecho diz respeito ao profissional que irá atender ao paciente. Muitas ocorrências podem vir de casas onde o transporte público não seja tão acessível. O que demanda mais tempo de percurso ao enfermeiro ou custo com serviço de táxi.
2. Urgência
Apesar de, a casa ser mais confortável e prazerosa ao paciente, na maioria das vezes não está tão preparada como um hospital para eventuais emergências. Por isso, dependendo do quadro do paciente é recomendado visitar um hospital para ter certeza que este está seguro.
Ser tratado em casa é realmente agradável — desde que, feito com profissionais de confiança e responsáveis. Por isso, analise as vantagens e desvantagens do home care.
LEIA MAIS
Coronavírus: Torcida do Bahia realiza ação social para associados e comunidades
Insuperáveis? Veja quais são os recordes (quase) inquebráveis da NBA