A polêmica envolvendo o estadual de 1982, faz com que rivais creditem ao time da Vila Belmiro um rebaixamento
O Santos completa nesta terça-feira (14), 108 anos de história. Um dos principais times brasileiros e conhecido mundialmente, o clube tem em sua história jogadores ilustres, como Pelé e Neymar. Títulos importantes, como o tri da Libertadores e o bi Mundial e ainda os oito Campeonatos Brasileiros, estão presentes na sala de troféus santista.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Dentre todos esses anos, o clube, ao lado de São Paulo e Flamengo, carrega o emblema de “time incaível”. Mas uma polêmica envolvendo o estadual de 1982, alega que o Santos foi salvo do rebaixamento graças a famosa virada de mesa.
Nos anos 80, a Taça Ouro era tida como a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Para participar da competição, as equipes deveriam ficar, no máximo, até a sexta posição de seus estaduais. Caso não conseguissem, teriam que disputar a Taça Prata, o que muitos consideravam uma segunda divisão.
Em 1982 o Santos ficou apenas no décimo segundo lugar do Campeonato Paulista, mas foi convidado pela CBF para entrar direto na Taça Ouro de 1983. Mas o fato é que a Taça Prata era mais uma repescagem do que uma série B, já que os clubes que disputavam a competição, tinham o acesso no mesmo ano. Neste caso, o torcedor santista pode ficar tranquilo e orgulhoso do time, que, até o momento, continua como “incaível”.
[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJCZ0FGT05qeCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
LEIA MAIS: