Santos, Corinthians, seleção e mais: quem levantou as principais taças em 2002?
Em ano de Copa e pentacampeonato do Brasil, paulistas dominaram cenário nacional; na Europa, Real Madrid levou a nona Liga dos Campeões
O ano de 2002 ficou marcado para o torcedor santista com a conquista de seu primeiro Campeonato Brasileiro depois dos anos de 1970. O Corinthians, vice-campeão do torneio nacional, não ficou sem comemorar. Levantou sua segunda Copa do Brasil sete meses antes, em maio. O fatídico ano ainda coroou o futebol brasileiro com a maior de todas as conquistas: o pentacampeonato conquistado pela Seleção na Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão.
Na Europa, a primeira versão dos Galácticos conduziu o Real Madrid ao seu 9º título da Liga dos Campeões. Na Libertadores, o título ficou com os paraguaios do Olimpia após uma emocionante final com um improvável clube brasileiro.
E você, se lembra quem mais levantou as principais taças em 2002? Detalhamos abaixo os grandes campeões de 2002.
Confira os principais campeões do ano de 2002
Santos – Campeonato Brasileiro
Após terminar a fase de classificação apenas em oitavo, o Santos, liderado por Leão e pelas revelações Elano, Diego e Robinho, surpreendentemente foi avançando pela fase de mata-mata. Eliminou o São Paulo (1º na fase classificatória) nas quartas de final, e o Grêmio nas semifinais.
Na finalíssima, mais uma pedreira: o consistente Corinthians de Carlos Alberto Parreira. Os Meninos da Vila, no entanto, não se abalaram e levaram o título após duas vitórias no Morumbi. No primeiro jogo, 2 a 0. No segundo confronto, lembrado até hoje pelas icônicas pedaladas de Robinho e grande atuação do goleiro Fábio Costa, vitória por 3 a 2.
A conquista foi a primeira dos alvinegros praianos em Campeonatos Brasileiros após 1970, quando o torneio nacional passou a ser chamado por este nome (posteriormente, em 2010, a CBF unificou os títulos aos torneios disputados entre 1959 e 1970).
Corinthians – Copa do Brasil
Apesar de ter perdido o título do Campeonato Brasileiro para o Santos, o Corinthians não terminou 2002 sem levantar taça. Sete meses antes de ser derrotado pelo rival paulista, o Timão conquistou sua segunda Copa do Brasil batendo o então desconhecido Brasiliense, de Brasília.
Após vencer a primeira partida no Morumbi por 2 a 1, bastou um empate por 1 a 1 no Distrito Federal no segundo jogo para o alvinegro assegurar o troféu – e uma vaga na Copa Libertadores de 2003.
Olimpia – Copa Libertadores da América
O Olimpia, do Paraguai, conquistou a terceira Libertadores de sua história após um confronto emocionante com a maior sensação do futebol brasileiro na época: o São Caetano. O clube do ABC paulista conseguiu a façanha de vencer o primeiro jogo em Assunção por 1 a 0, porém acabou derrotado na partida de volta por 2 a 1, de virada, num Pacaembu lotado, para a tristeza de todos os brasileiros que acompanharam a partida.
Real Madrid – Liga dos Campeões da Europa
Liderados por Zinedine Zidane, Raul e Luis Figo, a primeira versão dos “Galácticos” do Real Madrid de Florentino Pérez não decepcionou e fez jus ao seu favoritismo na Liga dos Campeões daquela temporada. Na final disputada em Glasgow, os madrilenhos despacharam o Bayer Leverkusen por 2 a 1 – com direito ao famoso golaço de voleio de Zizou –, garantindo o seu nono caneco do principal torneio de clubes do mundo.
Real Madrid – Copa Intercontinental
Na disputa da Copa Intercontinental (o popular Mundial Interclubes), o Real Madrid, ganhador da Liga dos Campeões, não encontrou muitas dificuldades para bater o Olímpia, vencedor da Libertadores. Reforçados com a chegada de Ronaldo, os espanhóis venceram no Estádio Internacional de Yokohama por 2 a 0, com gols do brasileiro – que brilhara meses antes no mesmo estádio na final da Copa do Mundo – e de Guti, garantindo o seu 3º título mundial.
Brasil – Copa do Mundo
Após sofrer nas Eliminatórias e conseguir a classificação para a Copa do Mundo somente na última rodada, a seleção brasileira chegou com muita desconfiança a Coréia do Sul e ao Japão, sedes do décimo sétimo campeonato mundial. Com um futebol inconsistente e com Ronaldo vindo de duas cirurgias no joelho, o time de Luis Felipe Scolari sofrera muita pressão por parte da mídia e dos torcedores.
O que se viu em campo, porém, foi uma equipe muito determinada e com muita força psicológica. Com Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho à frente e um sistema defensivo consistente, a Seleção terminou a primeira fase na liderança do grupo C com 3 vitórias em 3 jogos. Na fase de mata-mata o Brasil sofreu, mas contou com o brilho de seus talentos individuais para eliminar Bélgica, Inglaterra e uma encardida Turquia para chegar à final.
Na decisão em Yokohama, a tricampeã Alemanha. Jogando uma partida muito segura e sem dar muitas chances aos germânicos, a seleção venceu por 2 a 0 com dois gols de Ronaldo, conquistando assim o tão sonhado pentacampeonato.
OUTROS CAMPEÕES
Copa da UEFA: Feyenoord (Holanda)
Copa Sul-Americana: San Lorenzo (Argentina)
Campeonato Brasileiro Série B: Criciúma
Torneio Rio-São Paulo: Corinthians
Copa Sul-Minas: Cruzeiro
Copa do Nordeste: Bahia
Copa Centro-Oeste: Goiás
Campeonato Paulista: Ituano
Campeonato Carioca: Fluminense
Campeonato Gaúcho: Internacional
Campeonato Mineiro: Caldense
Campeonato Paranaense: Iraty
Campeonato Catarinense: Figueirense
Campeonato Baiano: Vitória
Campeonato Pernambucano: Náutico
Campeonato Paraense: Paysandu
LEIA MAIS
Final de Libertadores, clássicos e mais; 8 jogos marcantes da história do Pacaembu