Manter regularmente boas noites de sono é essencial para favorecer as condições física e mental
Devido à pandemia do coronavírus e de modo a conter a disseminação do contágio pela infecção, a orientação de médicos, profissionais e agentes de saúde é pela necessidade de isolamento social, ou seja, permanecer dentro de casa o máximo de tempo possível, tomando todos os cuidados de higienização e prevenção contra a doença.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
As medidas de quarentena estão sendo adotadas em todos os países do mundo como a única alternativa para evitar a propagação ainda maior da Covid-19 e valem especialmente para os que pertencem aos chamados grupos de risco, como idosos, hipertensos, diabéticos, pessoas com problemas cardíacos, renais e respiratórios e portadores de outras doenças crônicas.
Portanto, é muito importante fortalecer e manter o sistema imunológico constantemente em alta para se ter uma vida mais saudável e se prevenir de doenças, sendo imprescindível uma boa e tranquila noite de sono para que o corpo não fique sobrecarregado e possa recompor todas as energias, recuperando células e aumentando a imunidade.
O sono, se bem cuidado, pode garantir a mudança (para melhor) da qualidade de vida de um indivíduo. Quem dorme pouco e mal, fica com o metabolismo mais lento e o organismo passa então a “poupar” energia, diminuindo a intensidade das funções física e mental.
A partir disso, ficam comprometidas a capacidade de memorização, de aprendizado e a produtividade das tarefas cotidianas, na escola e também no ambiente de trabalho, além de provocar fadiga, mal-humor e irritação excessiva, alterando o comportamento social.
Como ter um bom sono diário?
Primeiramente, é recomendável se deitar apenas quando realmente sentir sono, sem ficar na cama pensando em todos os compromissos. Aparelhos eletrônicos e celulares, por exemplo, também devem ser dispensados, de modo a não inibir o hormônio responsável pelo sono, chamado de melatonina. O local deve ser confortável e estar em silêncio, com temperatura ambiente agradável e, de preferência, escuro.
Para dormir bem, é necessário que o corpo esteja relaxado e descansado, por conta disso é melhor não realizar atividades físicas por pelo menos duas horas antes de se deitar, de modo a não liberar adrenalina. Fumar e ingerir bebidas alcóolicas e refrigerantes também são prejudiciais ao início do sono, assim como refeições pesadas.
Outro fator importante para manter regularmente boas noites de sono é a disciplina: estabelecer horários para deitar e também para levantar, além de não permanecer na cama após mais de 20 minutos acordado e evitar dormir no decorrer do dia. Fixar hábitos como ler um livro ou revista, por exemplo, pode ajudar a “informar” ao corpo que se aproxima a hora de dormir. Esse tipo de rotina também auxilia o relógio biológico do organismo a evitar insônias indesejadas no meio da madrugada.
O ideal é ter, no mínimo, oito horas de sono (e sem interrupções, claro) para se manter a saúde física e mental em ordem. Uma boa dica é praticar exercícios durante o dia (em casa no período de quarentena) e deixar o corpo descansado para dormir a noite.
É muito importante ressaltar que a frequência de noites mal dormidas podem causar transtornos mais sérios como depressão, por exemplo, e que é sempre indicado consultar um médico ou especialista para a correta e devida orientação à cada pessoa.