Rússia cria aplicativo para monitorar as pessoas que tenham coronavírus
A ideia com a criação desse aplicativo é relaxar um pouco as restrições nas fronteiras, já que assim, cada cidade vai conseguir monitorar quem já testou positivo para o vírus, impedindo que essas pessoas que foram infectadas saiam de suas casas.
A ideia com o app, e ter mais controle, e diminuir a disseminação do vírus
A Rússia anunciou que vai instalar aplicativos para fazer a monitoração de pacientes infectados pelo coronavírus. Mais uma ação importante na luta contra o vírus. Em entrevista a BBC, Eduard Lysenko, chefe de TI da cidade de Moscou, disse que o serviço de monitoramento de pessoas começou a funcionar nesta quinta-feira (2).
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Com o app , que vai funcionar em dispositivos Android e também iOS, o governo russo saberá o paradeiro de pacientes que testaram positivo para o coronavírus e acabaram sendo liberados do hospital.
Na Europa, são mais de 130 cientistas e tecnólogos buscando uma ferramenta para ajudar a rastrear quem já testou positivo para o coronavírus, e assim, alertando conhecidos e parentes, possibilitando que quem não foi infectado leve uma vida mais normal.
A Inglaterra também já anunciou o desenvolvimento de um aplicativo igual ao país russo, que deve entrar em ação daqui umas três semanas.
Apesar do app ser uma grande arma contra a disseminação do coronavírus na Europa, por outro lado, especialistas alertam sobre um problema que o governo pode enfrentar, por monitorar o paradeiro e a movimentação das pessoas.
“Estamos preocupados com a possibilidade deste aplicativo ser usado para monitorar a movimentação de milhões de pessoas, bem como se provar uma ferramenta para controle social”, disse o pesquisador da Privacy International Tom Fisher à BBC.
Apesar dessa desconfiança que alguns podem ter, ele ressalta que agora é hora de confiar no governo, pois só traria danos aos esforços para combater o vírus”. Concluiu o especialista.
LEIA MAIS:
Coronavírus no esporte: siga AO VIVO as últimas atualizações
Cancelamentos esportivos acontecem desde a Gripe Espanhola de 1918
Tenista Thiago Wild, com coronavírus, pagará multa se violar quarentena