Quer começar a correr? Veja dicas para mandar bem na corrida
Veja algumas dicas para começar a correr e entrar de vez no mundo dos exercícios
Veja algumas dicas para começar a correr e entrar de vez no mundo dos exercícios
Correr pode ser um exercício muito benéfico para o corpo. Seja para reduzir o estresse, seja para melhorar a performance esportista; sempre é tempo de começar! Porém, antes de sair correndo por aí, você pode conferir algumas dicas. Vamos lá?
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Junte os equipamentos necessários
Caso possível, não comece a correr de hoje para amanhã. Primeiro, procure adquirir equipamentos necessários. Um bom tênis faz toda a diferença. Além disso, o vestuário, também. Shorts confortáveis, camisa e aquelas bermudas de compressão, que te ajudam a não se machucar entre as pernas. Todos esses aparatos serão fundamentais para melhorar a performance.
Melhore a dieta
Uma boa rotina de alimentação também é fundamental para o desempenho esportivo. Quem pratica exercícios precisa investir em uma deita com fibras, carboidratos e proteínas. Portanto, aveia, arroz integral, pães, carnes magras e ovos são alguns dos itens do cardápio. Além do mais, é essencial evitar gorduras e açúcares, que acabam dando um pouquinho mais de preguiça durante o exercício.
Dicas extras: Saúde e fitness: o que não devo comer antes das atividades físicas?
Saúde e fitness: o que devo comer antes de fazer atividades físicas?
Rua ou esteira?
No fim, qualquer um dos dois é válido para manter a saúde e a forma. Porém, se você também tiver foco no desempenho, vale definir qual será o seu meio principal para corrida. Isso porque cada opção oferece suas características próprias. Nada te impede de alternar ao longo dos dias, o que não tende a atrapalhar completamente os treinamentos.
Hidrate-se bastante
Além de melhorar a alimentação, é preciso aumentar a quantidade diária de água! No momento do exercício, o ideal não é tomar muito líquido, já que pode causar inchaço abdominal e atrapalhar o rendimento. Apenas pegue o suficiente, algo próximo de 200 ml, para alguma necessidade ou secura aguda na garganta.
Vá aos poucos
Você não vai correr 8 km já na primeira semana, nem atingir a velocidade de 16 km/h. Mais do que tudo, é preciso ter paciência. A performance no exercício só melhora com o tempo. Portanto, não sinta vergonha de começar com uma caminhada e evoluir aos poucos até conseguir correr por mais tempo. O importante é perseverar!
Atente-se aos sinais do seu corpo!
Os exercícios físicos são fundamentais para a saúde, mas é preciso ter calma! Para verificar se realmente a corrida tem sido benéfica, observe os sinais do seu corpo. Dores excessivas, cansaço e falta de disposição podem indicar problemas mais graves. Por isso, consulte constantemente o médico e não exagere!
LEIA MAIS
Quarentena: 5 exercícios de pilates para fazer em casa
Musculação: 8 exercícios essenciais para a hipertrofia muscular