Quem foram os irmãos Poppe, fundadores do Internacional?
Colorado foi fundado por três irmãos da mesma família em 1909
A família Poppe é muito famosa no Rio Grande do Sul por ter fundado um dos maiores clubes do Brasil e um dos maiores símbolos do estado em 1909, pouco tempo após chegarem a Porto Alegre.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Nascidos no Rio de Janeiro, os irmãos Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe chegaram à capital do Rio Grande do Sul em 1901. Henrique, o mais conhecido dos irmãos, era jornalista e trabalhava no Estadão, mas abandonou a carreira para se dedicar ao comércio.
Pouco tempo depois, entrou na política e se filiou ao Partido Republicano Riograndense (PRR), o que abriu as portas para seu retorno ao jornalismo.
Mais velho dos irmãos, inspirava José e Luiz, apaixonados por futebol, a seguirem carreiras sólidas. Ambos então aproveitaram um plano do governo, que abriu vaga para a crianção de novos centros esportivos, para convencerem o irmão a criarem um clube de futebol.
Em um porão da casa de um amigo, os irmãos uniram alguns amigos e fundaram o Sport Club Internacional. Com influência em Porto Alegre, já que era conhecido por seu trabalho no jornal O Diário, Henrique teve a ideia de convidar o capitão Graciliano Ortiz, seu futuro sogro, para ser o primeiro presidente de honra do Inter, que nasceu como um dos grandes clubes de Porto Alegre.
Foi Ortiz o responsável por ajudar na cessão do primeiro campo do Internacional, a Ilhota, onde atualmente fica localizada a Praça Sport Club Internacional.
Henrique morreu apenas sete anos após a fundação do Colorado e conseguiu ver apenas uma vitória do clube sobre o rival Grêmio. Sofreu de uremia, doença que incapacita o funcionamento dos rins.
Leia mais:
Amor e ódio: 10 jogadores de times brasileiros que vivem relação conturbada com suas torcidas