PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Vida Saudável Quarentena: aproveite o tempo livre para aprender o mindfullness

Quarentena: aproveite o tempo livre para aprender o mindfullness

Por Gabriel José Gonçalves em 02/04/2020 11:29 - Atualizado há 3 anos

Foto: Banco de Imagens

Veja dicas para incorporar o mindfullness em sua vida durante a quarentena

Época de quarentena. Pessoas em casa, trabalhos suspensos e notícias a todo momento na TV. Não está fácil! Além do mais, nas ruas, o coronavírus é uma ameaça real e perigosa, assustando todo o mundo.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Apesar de tudo, ainda há boas notícias em meio à tanta coisa difícil. Você pode aproveitar o tempo livre em casa para aprender novos conteúdos. E o mindfullness é um deles! Quer saber mais sobre essa técnica? Então confira!

O que é mindfullness?

A tradução literal para mindfullness é algo como ‘consciência plena’. Abrange o sentido de que nós podemos nos concentrar totalmente e melhorar a performance mental, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

Daniel Goleman, uma das principais referências da área e responsável por popular o termo inteligência emocional, defende que o cérebro pode ser exercitado. De maneira análoga ao que fazemos com os músculos, é possível melhorar o desempenho intelectual.

Assim, por meio de diferentes técnicas, seria possível exercer uma dominação maior sobre o cérebro e aprender a utilizá-lo de maneira mais eficiente.

Como praticar o mindfullness?

A prática do mindfullness se assemelha à meditação. Porém, é possível realizá-la em um lugar menos calmo. Para tal, é importante parar por alguns segundos e concentrar-se em si mesmo, entendendo os pensamentos e compreendendo o fluxo natural do corpo. Nesses momentos, é fundamental controlar a respiração.

Com o avanço das técnicas, você consegue tirar tempos maiores e refletir mais profundamente sobre os seus pensamentos. A ideia é trabalhar o autoconhecimento e entender melhor o que você está sentindo.

Logo, nesses dias em casa, tire alguns minutos do dia para deitar na cama, relaxar e pensar no seu corpo. Visualizar os movimentos e processar o monte de pensamentos de maneira mais branda e lenta, livre da correria da rotina.

Quais os benefícios do mindfullness?

Em primeiro lugar, o mindfullness pode trazer mais conhecimento sobre si mesmo. É possível entender quando e por que você fica nervoso, ansioso ou alterado emocionalmente. Dessa maneira, aprende-se a controlar as emoções, habilidade conhecida como inteligência emocional!

Além disso, o estado de consciência plena é responsável por te deixar mais concentrado, melhorando a performance no trabalho, principalmente para quem cumpre funções criativas, como comunicação e artes.

LEIA MAIS

Saúde e fitness: o que não devo comer antes das atividades físicas?

Sair da versão mobile