Quarentena: 5 exercícios de pilates para fazer em casa
Veja dicas para manter o treino de pilates durante a quarentena em casa
A quarentena chegou e pegou todo mundo de surpresa. Dias e dias em casa para tentar conter o avanço da pandemia de coronavírus no país. As pessoas que gostam de exercícios físicos viram academias e clínicas fechadas.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
Porém, isso não quer dizer que é preciso abandonar a vida saudável por completo. Dá para fazer uma série de exercícios em casa, inclusive de pilates. Veja algumas de nossas dicas!
Posicionamento escapular
Posicione-se no solo com pernas, joelho e mãos apoiadas no chão. Agora, curve a parte da escápula para cima e retorne à posição inicial. Preste muita atenção na respiração, puxando o ar na hora de contrair para cima e soltando na decida. Repita o movimento pelo menos dez vezes e descanse por alguns segundos.
Flexão de perna
Deite de bruços no chão com as pernas totalmente esticadas. Agora, flexione apenas um lado, levantando a parte inferior da perna sem tirar o joelho chão. Repita o movimento 5 vezes em cada lado. Nesse exercício, você sentirá a ativação do músculo posterior da coxa. Apenas tome cuidado para não curvar a coluna durante a execução.
Perdigueiro
Esse é um exercício bem famoso no pilates que dá para fazer em casa. Posicione-se no modo “cachorrinho”, mantendo a coluna totalmente alinhada. Agora, eleve a mão esquerda junto com a perna direita, realize o mesmo com o outro lado. Atente-se à parte inversa, para que você não se apoie totalmente e facilite o movimento.
Elevação de ombro
Fique de pé com as pernas alinhadas ao ombro. Posicione os braços paralelamente e totalmente esticados. Agora, levante-os até a altura da cabeça. Nesse exercício, você aquece a musculatura do deltoide. Realize o movimento em três série de 10 repetições.
Elevação de quadril
O movimento começa deitando no chão com os joelhos flexionados e os pés apoiados. Agora, levante um pouco o quadril, deixando o corpo paralelo e não encostando a coluna no solo. Aumente um pouco mais a amplitude da elevação e volte à posição anterior, dez vezes. Descanse por alguns segundos e faça tudo de novo.
Outras dicas
Para aproveitar ao máximo os exercícios dentro de casa, ainda há algumas dicas que vão te ajudar:
- Cuidado com a execução: não force demais o corpo nos movimentos. Lembre-se de que a presença do profissional é importante para instruir no posicionamento correto. Para diminuir os riscos, é preciso treinar com muita concentração e foco;
- Escolha um local tranquilo: não comece do nada a fazer os exercícios no meio do corredor da casa! Encontre uma parte sossegada, organize o local e aí sim dê início ao treino. Além do conforto, esse trabalho ajuda o seu cérebro a entender que é hora de treinar!
LEIA MAIS
Saúde e fitness: o que não devo comer antes das atividades físicas?