Quais são os benefícios do Ômega 3?
Saiba mais sobre o Ômega 3, que atua contra inflamações, ajuda a reduzir o colesterol ruim e protege as células do organismo
Saiba mais sobre o Ômega 3, que atua contra inflamações, ajuda a reduzir o colesterol ruim e protege as células do organismo
O Ômega 3 é um ácido graxo que ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim no organismo, além de funcionar como anti-inflamatório e auxiliar na proteção das células do sistema nervoso do corpo humano. É encontrado principalmente em peixes de água do mar, como salmões, sardinhas e bacalhau, e também nas sementes de linhaça, castanhas, nozes e azeite de oliva, por exemplo.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Seu consumo pode garantir uma série de benefícios, como aumentar a capacidade de memorização e raciocínio (colaborando para o bom funcionamento do cérebro), ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e de aterosclerose e reduzir a possibilidade de se desenvolver câncer, segundo informações da nutricionista Tatiana Zanin e publicadas pelo site “TuaSaude.com”.
O Ômega 3 geralmente é consumido em forma de cápsulas, comercializadas em farmácias e lojas de suplementos alimentares. A falta do nutriente no organismo está diretamente relacionada à perda de memória em idosos, por exemplo, já que 60% do cérebro é formado por gordura (em sua maior parte Ômega 3), além de poder causar sintomas de angústia e depressão.
Facilitar a aprendizagem, regular a coagulação e diminuir a quantidade de colesterol no sangue, reduzir níveis de inflamação, atuar na solução de problemas intestinais e artrite reumatóide, melhorar as funções cardíacas e a pressão arterial, combater alergias, asma, depressão, fortalecendo o sistema de imunização do corpo e buscando manter a carga de testosterona para o correto desenvolvimento muscular, são outros benefícios do Ômega 3 apontados pela nutricionista.
A dose estipulada para o consumo diário de Ômega 3 varia de acordo com a idade de cada pessoa, de 500 mg para bebês de até um ano podendo chegar a 1600 mg para homens adultos e idosos, sendo o mais correto consultar sempre um médico ou nutricionista.
Durante o período de gestação, o consumo de Ômega 3 ajuda a prevenir partos prematuros e colabora para o desenvolvimento neurológico do bebê, uma vez que a falta de ingestão deste nutriente também se relaciona ao menor QI da criança, ou seja, o Quociente de Inteligência que mede o desempenho cognitivo. Seu uso também atua na prevenção da depressão materna, além de reduzir o risco de alergias e asma nas crianças.