A Federação Holandesa de Futebol reagiu à determinação dizendo que realmente pretende cancelar o restante da temporada e consultará a Uefa antes de confirmar que esta é a decisão final
Em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (21), o Primeiro-ministro Mark Rutte anunciou que estendeu a proibição de grandes eventos incluindo partidas de futebol, até 1 de setembro, como medida de prevenção do novo coronavírus.
Tanto a Eredivisie quanto a Eerste Divisie, Primeira e Segunda Divisão do país, foram afetadas por essa medida, uma extensão da proibição de todos os eventos esportivos de junho a setembro, devido à pandemia de coronavírus.
Logo após a determinação, a liga do futebol holandês, Eredivisie, respondeu dizendo que em colaboração com a KNVB (Federação Holandesa de Futebol), discutirá com a Uefa sobre o possível encerramento da temporada 2019/2020. Caso a medida seja oficializada, as partes envolvidas se reunirão na próxima sexta-feira para discutir as consequências dessa decisão.
O Campeonato Holandês foi suspenso faltando oito rodadas para o final. Porém, alguns clubes jogaram uma partida a menos. O líder do campeonato é o Ajax, com a mesma pontuação do AZ Alkmaar, e ocupa a primeira posição nos critérios de desempate.
Em nota, o Ajax diz lamentar a proibição, mas que entende qualquer medida necessária para preservar a saúde da população. O atual campeão holandês, também afirmou que estudará todas as implicações do possível encerramento precoce da temporada, como o ressarcimento de torcedores que já tinham adquirido ingressos para os jogos restantes.
Em dados atualizados, no levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins, a Holanda registrou 34.317 casos do novo coronavírus e 3.929 mortes.
Leia Mais
Diretor do Ajax pede fim do Campeonato Holandês: “liga está morta, a vida é mais importante”
Aposentado, Van Persie entra na comissão técnica do Feyenoord