Qual o tempo ideal de descanso entre as séries e exercícios? Nós te ajudamos!
Para ter resultados na academia, é preciso se atentar à uma série de fatores, como treino, dieta e periodização. No meio disso, ainda há o tempo de descanso entre as séries e exercícios. Pode não parecer, mas o intervalo entre um movimento ou outro faz toda a diferença!
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a definir o descanso correto entre cada série do se treino. Confira!
Não é algo fixo
Em primeiro lugar, é importante dizer que não há exatamente um tempo fixo. Precisar que 30, 45 ou 60 segundos é o ideal, pode não comportar os objetivos de cada praticante de musculação. Por isso, trabalha-se com o conceito de “intervalo”, que, geralmente, mantém-se entre 30 segundos e 2 minutos.
De acordo com a periodização
O parâmetro básico para decidir o tempo de descanso está no seu objetivo. Se a sua série de exercícios trabalha com mais repetições e menor carga, é melhor que você descanse menos tempo, algo entre 30 s e 1 min. Isso porque esse intervalo já é suficiente para regenerar sua energia e te deixar pronto para mais repetições.
Agora, se o seu treino é para força, logo você realiza menos repetições com mais carga. Nesses períodos, é possível descansar mais tempo. Assim, o intervalo entre 1 min e 2 minutos pode ser o ideal para entre as séries.
Uso estratégico do tempo
Outros treinamentos mais avançados podem utilizar o descanso como estratégia. Por exemplo, há técnicas em que você termina uma série, descansa por 15 segundos e já volta a realizar os movimentos. Em outros casos, cada grupamento muscular pode requerer um uso diferente de intervalos. Para tal, é importante consultar um educador físico e ver o que mais se encaixa às suas necessidades.
Descanso entre exercícios
O tempo de descanso entre uma máquina e outra pode ser maior do que o intervalo entre as séries. Isso também te ajuda a montar o equipamento, tomar uma água ou ir no banheiro, por exemplo. Apenas é preciso tomar cuidado para não passar de 2 min e gastar tempo além da conta.
Dicas para os treinos em casa
Durante a quarentena por cona do coronavírus, muita gente tem treinado em casa. Isso acaba bagunçando um pouco a rotina de exercícios, já que não se tem a ajuda do profissional de educação física. Porém, uma dica básica pode auxiliar na definição do tempo de descanso. Se você está fazendo exercícios mais pesados, como barra fixa e flexões, tire um intervalo maior entre as séries, de mais ou menos 2 minutos.
Isso acontece porque se o movimento está muito difícil, você precisa de mais tempo para descansar. Caso contrário, não vai conseguir fazer muitas repetições. Já se o exercício está ‘fácil’, descanse o mínimo possível. Dessa maneira, você consegue manter a alta intensidade do treino e fadigar as fibras musculares.
LEIA MAIS
Quarentena e fitness: 7 músicas e vídeos para te incentivar a treinar
Quarentena e musculação: 5 dicas para controlar os treinos em casa