Messi x Cristiano Ronaldo: primeiro confronto entre os dois completa 12 anos
Argentino leva vantagem em gols e vitórias; relembre jogos marcantes e números em geral do embate Messi x CR7
Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são os grandes protagonistas do futebol mundial há pelo menos uma década. Juntos, venceram 11 prêmios de melhor do mundo, nove Champions League e foram artilheiros de forma consecutiva dos principais campeonatos que disputaram por clubes. Hoje, de 23 de abril, completa-se 12 anos do primeiro embate de uma das maiores rivalidades entre jogadores da história dos esportes.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Na ocasião, CR7 estava em uma temporada que culminou em sua primeira Bola de Ouro. O duelo foi entre Manchester United x Barcelona, válido pela semifinal da Champions League de 2007/08. O português chegou ao confronto com 38 gols em 43 jogos na temporada, sendo o principal protagonista dos Red Devils.
Já Messi, com 20 anos, ainda não tinha alcançado seu auge e tinha “números tímidos”, tendo marcado 16 gols em 40 jogos naquela temporada. Ainda sim ficou entre os cinco melhores do mundo e, em 08/09, começou sua sequência de quatro Bolas de Ouro consecutivas.
O primeiro embate entre o argentino e o português terminou 0 a 0, no Old Trafford, com direito a Cristiano Ronaldo perdendo um pênalti. Na volta, no Camp Nou, Paul Scholes marcou o único gol do jogo e classificou o United para a grande decisão da Champions, que foi conquistada pela equipe comandada por Sir Alex Ferguson, nos pênaltis, contra o Chelsea.
A temporada 2008/09 foi a última de Cristiano Ronaldo no United, que em seguida rumou ao Real Madrid e apimentou ainda mais a rivalidade com Messi. Eles passaram a se enfrentar ano após ano no grande clássico entre Real x Barcelona.
HISTÓRICO DO CONFRONTO
No geral, Messi e Cristiano Ronaldo se enfrentaram 35 vezes, com 16 vitórias do argentino, 10 do português e nove empates. Três desses duelos foram entre Barça x United, inclusive pela final da Champions League de 2008/09, vencida pela equipe comandada por Pep Guardiola. Outros dois foram entre Portugal x Argentina.
Levando em consideração apenas Barcelona x Real Madrid, foram 30 partidas, com 14 vitórias do camisa 10, oito do camisa 7 e mais oito igualdades. CR7 se transferiu para a Juventus em 2018 e os dois não voltaram a se enfrentar até o momento.
MELHORES MOMENTOS DE MESSI
Messi teve muitos jogos em que brilhou contra o rival. A final da Champions de 08/09, quando marcou um gol de cabeça, é um dos principais momentos do argentino na rivalidade:
https://www.youtube.com/watch?v=t0rXpOY6Yjk
Outro momento impactante foi na semifinal da Champions League 2010/11, quando saiu fazendo fila na defesa do Real Madrid:
https://www.youtube.com/watch?v=pqpwlwghJ8g
Por último, o gol em pleno Santiago Bernabéu, no último minuto, dando a vitória ao Barcelona e comemorando de forma emblemática. Tudo isso aconteceu de uma só vez.
MELHORES MOMENTOS CRISTIANO RONALDO
Em 2010/11, no auge da supremacia do time comandado por Pep Guardiola, Cristiano Ronaldo marcou de cabeça na final da Copa do Rei e impediu que o rival ganhasse novamente tudo dentro de um ano futebolístico.
https://www.youtube.com/watch?v=nVa5hM2qjoE
Um dia histórico foi na semifinal da Copa do Rei de 12/13. Após empate por 1 a 1 no Santiago Bernabéu, CR7 marcou dois no Camp Nou e concretizou a vitória por 3 a 1 do Real Madrid.
Na Supercopa da Espanha de 2017, Crisitiano Ronaldo marcou um golaço no Camp Nou, concretizou o título do Real e vingou a comemoração de Messi. Simplesmente histórico!
https://www.youtube.com/watch?v=GIbJY9ff0H4
ALGUNS NÚMEROS IMPORTANTES
Lionel Messi
- 10 La Ligas
- 4 Champions League
- 6 Copas do Rei
- 3 Mundiais de Clubes
- 6 Bolas de Ouro
- 6 Chuteiras de Ouro
Cristiano Ronaldo
- 2 La Ligas
- 3 Premier Leagues
- 1 Campeonato Italiano
- 5 Champions Leagues
- 5 Mundiais de Clubes
- 2 Copas do Rei
- 1 Copa da Inglaterra
- 1 Eurocopa
- 1 Copa das Nações
- 5 Bolas de Ouro
- 4 Chuteiras de Ouro
LEIA MAIS:
“Messi era falso e provocador”, diz ex-jogador do Real Madrid