As “Fake News” estão em ação também neste período de pandemia mundial de coronavírus. Pensando em reduzir os efeitos das informações inverídicas, o Corinthians publicou vídeo e texto, em suas redes sociais e site, para alertar a população.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O médico do departamento de futebol do Timão, Dr. Ivan Grava, esclareceu algumas dúvidas. Ele abordou questões sobre a Covid-19 no considerado “Dia da Mentira” (1° de abril).
“No Dia da Mentira, separamos algumas informações erradas que estão sendo faladas sobre a atuação e a prevenção do Coronavírus/COVID-19 para o Dr. Ivan Grava esclarecer a verdade para todos!”, diz a postagem no Twitter oficial do Corinthians que é acompanhada pelo vídeo com as explicações do profissional.
Confira abaixo as fake news desmentidas pelo médico do Alvinegro
No Dia da Mentira, separamos algumas informações erradas que estão sendo faladas sobre a atuação e a prevenção do Coronavírus/COVID-19 para o Dr. Ivan Grava esclarecer a verdade para todos!#COVID19#PrevençãoCorinthiana #FiqueEmCasa
Saiba mais aqui ?https://t.co/A3tVSaTFWY pic.twitter.com/dWiKZGcSl8
— Corinthians (de ?) (@Corinthians) April 1, 2020
– Remédios reduzem o poder do sistema imunológico e devem ser evitados. Entre eles, paracetamol, medicamentos para pressão, diabetes e tireoide
Na verdade, alguns remédios podem sim reduzir a imunidade das pessoas, mas não é o caso dos citados acima. O Paracetamol é usado para reduzir a temperatura em caso de febre e melhorar os sintomas de pessoas acometidas, e os remédios para pressão e diabetes devem continuar sendo utilizados, pois ajudarão a manter reguladas essas duas doenças que podem agravar os portadores de Covid-19.
– Crianças não são infectadas pelo vírus
As crianças são infectadas sim, o que acontece é que na grande maioria das vezes as crianças não vão desenvolver sintomas, ou ter sintomas leves, o que pode passar despercebido, mas são vetores de transmissão, levando para outras pessoas pelas quais elas tenham contato, principalmente avós e pessoas acima de 60 anos.
– Animais podem ser contaminados pela Covid-19
Ainda não há evidência que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir a Covid-19. Mas pessoas que tenham sido infectadas pelo Coronavírus devem se manter afastadas deles por precaução.
– Gargarejos são eficazes para combater o vírus nos primeiros dias, quando o coronavírus fica restrito à garganta
Esta é bem falsa, sem comprovação científica alguma.
– Período de incubação pode ser até 20 dias
O período de incubação segundo o OMS é de um a 14 dias, sendo que geralmente com cinco dias as pessoas começam a apresentar os sintomas.
– Quando uma pessoa tem febre e/ou tosse e vai ao hospital, os pulmões geralmente estão 50% fibrosos e já é tarde
Não, ter febre o tosse não significa que os pulmões estão acometidos. Tosse e febre são sintomas e os pulmões podem sim ser acometidos, mas isso não é indicativo de que esteja acontecendo.
– Lavar a mão com vinagre é mais eficaz
Mentira também. Não é mais eficaz do que você lavar com água e sabão e utilização de álcool em gel. Portanto, continuem lavando as mãos sempre que possível e necessário.
Leia também: