O embate entre o Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha entrou para a história do futebol brasileiro e mundial
Na época de ouro do futebol nacional, o Brasil parou para ver um dos maiores jogos da história. Em 2 de abril de 1962, Santos e Botafogo iniciaram a caminhada rumo ao título da Taça Brasil, atual Campeonato Brasileiro. O embate final ficou conhecido como “O maior jogo do mundo”, pois colocou a frente a frente inúmeras lendas do esporte da bola redonda que proporcionaram uma inesquecível partida.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Dentro de campo havia uma verdadeira legião de craques, a maioria titulares da seleção brasileira. Nomes como Pelé, Garrincha, Nilton Santos, Zagallo, Zito entre outros estavam em campo naquela oportunidade. Aliás, todos esses jogadores conquistaram o bicampeonato mundial com a camisa canarinho também em 1962. Outros como Pepe, Coutinho, Mengálvio Gylmar e Amarildo, da mesma forma, vestiram a camisa da seleção e participaram do duelo.
A decisão
No primeiro jogo da decisão, o Santos conquistou uma suada vitória por 4 a 3, em São Paulo, no Estádio do Pacaembu. Depois, porém, o Botafogo mostrou sua força no Maracanã e empatou a disputa após vencer por 3 a 1. Inclusive, esse segundo confronto estabeleceu um recorde de arrecadação. Mais de 100 mil foram ao estádio carioca naquele dia, o que gerou uma renda de cerca de 37 milhões de cruzeiros – moeda da época. Sendo assim, com um triunfo para cada lado, se fez necessário o terceiro jogo.
Entretanto, por conta da bagunça no calendário futebolístico, a partida final aconteceu somente em 1963. Mas, assim como o primeiro encontro e a exemplo de hoje, aconteceu justamente num 2 de abril. E novamente no Maracanã.
Na terça-feira à noite, os mais de 70 mil pagantes presenciaram não uma simples partida de futebol, mas um espetáculo. Mesmo em desvantagem devido ao mando de campo, o Peixe massacrou o rival alvinegro. O placar final apontou cinco bolas na rede do Alvinegro Praiano e nenhuma do Fogão. Pelé fez dois. Dorval, Pepe e Coutinho completaram o marcador.
Dessa forma, o Santos conquistou o título brasileiro de 1962 numa partida memorável, mesmo jogando em 1963: 5 a 0. E de quebra adquiriu o direito de disputar a Copa da Libertadores da América da temporada seguinte, esta que também venceria.
A definição: “O maior jogo do mundo”
Ney Bianchi, um dos jornalistas mais importantes do período, definiu a finalíssima, o grande clássico alvinegro de 1962/63, como “O maior jogo mundo”. A abertura da matéria escrita para a revista “Fatos & Fotos“, em 13 de abril de 1963, exemplifica o que foi o duelo. Veja abaixo:
“O Maracanã ainda não tinha visto tamanha exibição de futebol-arte, até quando, terça-feira, o Santos provou ser o maior time do mundo, aniquilando, por 5 x 0, o Botafogo, com Pelé abusando da condição de gênio.”
Portanto, um dos maiores jogos da história do futebol mundial completa mais um ano. Ou, como preferiu nomear Ney Bianchi, “O maior jogo do mundo”.
LEIA MAIS:
10 jogadores baixinhos que provaram ser bons de bola
Corinthians relembra gol de Marcelinho Carioca contra o Palmeiras