Durante corrida virtual da NASCAR, Kyle Larson usou expressão ofensiva durante teste de áudio; categoria e Chip Ganassi, equipe do piloto, o suspenderam
Em tempos de pandemia do coronavírus, muitos atletas deixam a solidariedade agir. Não foi o caso de Kyle Larson. O piloto da National Association for Stock Car Auto Racing (NASCAR) proferiu um comentário racista. Tanto a categoria quanto a Chip Ganassi, equipe pela qual ele corre, suspenderam o atleta.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O vídeo no qual o piloto faz o comentário está abaixo. Ele fala, claramente, “Can you hear me, nigger?” (“Pode me ouvir, negro?”. “Nigger” é considerado uma palavra bastante ofensiva por norte-americanos.
— Shawn Vilaisack (@SMVilaisack) April 13, 2020
(Tradução: “Estamos vivendo um tempo em que Kyle Larson diz a palavra “N…” em uma corrida virtual e se contorce. LITERAMENTE EU NUNCA PENSARIA NISSO”)
Primeiro a equipe
A primeira instituição a suspender o atleta foi a Chip Ganassi:
Statement regarding Kyle Larson: pic.twitter.com/s340nc7eN9
— Chip Ganassi Racing (@CGRTeams) April 13, 2020
(Tradução: “Declaração sobre Kyle Larson – Estamos extremamente desapontados com as palavras de Kyle no evento da noite de ontem. As palavras escolhidas por ele são ofensivas e inaceitáveis. Estamos suspendendo seu pagamento enquanto trabalhamos nesta situação com todos os envolvidos”)
Depois, a NASCAR
A própria instituição suspendeu o atleta instantes depois:
NASCAR suspends Kyle Larson indefinitely: https://t.co/yYFN3fHK4u pic.twitter.com/Wkg5OoXx7z
— NASCAR (@NASCAR) April 13, 2020
(Tradução: “NASCAR suspende Kyle Larson indefinitivamente – “A NASCAR fez da diversidade e da inclusão uma prioridade e não vai tolerar o tipo de linguagem usado por Kyle Larson durante o evento iRacing de domingo. Nossas diretrizes de conduta dos membros são claras a esse respeito, e as aplicaremos para manter um ambiente inclusivo para toda a nossa indústria e base de fãs”)
Ao proferir o comentário racista, o piloto infringiu duas seções do regulamento da NASCAR. Ele, piloto do programa “Drive for Diversity” (“Pilotar pela Diversidade”), passará por um treinamento de sensibilidade.
Desculpas de Kyle Larson
O piloto fez um vídeo se desculpando com todos após o final da corrida virtual:
— Kyle Larson (@KyleLarsonRacin) April 13, 2020
(Tradução: “Apenas quero dizer que sinto muito. Na noite passada, cometi um erro e disse uma palavra que nunca, nunca deveria ter sido usada, e não há desculpas para isso. Sinto muito pela minha família, pelos meus amigos, meus parceiros, pela comunidade da Nascar, e, especialmente, pela comunidade afro-descendente americana. Entendo que o estrago é talvez irreparável, apenas quero deixar claro a todos o quão sinto muito, espero apenas que todos fiquem em segurança nesses tempos malucos. Obrigado”)
LEIA MAIS
Nomes ligados ao automobilismo e fãs de corridas lamentam morte de Niki Lauda no Twitter
25 anos depois, relembre números e recordes de Ayrton Senna na Fórmula 1
Ricciardo dá ré, bate em outro piloto e abandona GP do Azerbaijão; imagem viraliza no Twitter