Pacaembu 80 anos: 7 jogos marcantes do Santos no estádio
Peixe teve grandes conquistas que estão na história do estádio que completa 80 anos nesta segunda-feira (27)
No dia 27 de abril de 1940 era inaugurado na cidade de São Paulo o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o conhecido Pacaembu. O estádio foi palco de grandes jogos do Santos Futebol Clube, principalmente quando o clube praiano mandava suas partidas na capital.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
No estádio o peixe ganhou clássicos, Libertadores, Campeonatos Brasileiros e Paulistas. Por lá, brilhou a estrela de jogadores como Pelé, Robinho e Neymar. O re Pelé, inclusive, é o maior artilheiro do estádio, com 115 gols marcados, em 119 jogos. Relembre os 7 jogos marcantes do Santos no Pacaembu.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJuWXRack9pdiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Santos 4×4 São Paulo Railway Athletic Club – 1940: Taça da Cidade de São Paulo
O primeiro jogo do Santos no Pacaembu terminou empatado em 4-4 contra o São Paulo Railway Athletic Club, que futuramente se chamaria Nacional Atlético Clube. Figueira foi o primeiro jogador do peixe a marcar no estádio. Bibiano (2) e Molina marcaram os outros gols do Santos.
Santos 7×6 Palmeiras – 1958: Torneio Rio-SP
Em partida válida pelo Torneio Rio-SP, o Santos venceu o clássico contra o Palmeiras em um jogo com 13 gols. Pelé, Dorval, Pagão (2) e Pepe (3) marcaram para o Santos, em jogos com duas viradas e cheio de gols.
Santos 3×0 Vasco – 1959: Final Taça Rio-SP
Em um confronto direto, na última rodada do torneio, o Santos venceu o Vasco por 3-0 diante de 21 mil torcedores no Pacaembu e conquistou o título. Pelé e Coutinho (2) marcaram os gols do Santos.
Santos 5×2 Fluminense – 1995: Semifinal do Campeonato Brasileiro
Um dos jogos mais emociantes do Santos na história do Pacaembu. O time do litoral havia perdido a primeira partida da semifinal do Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro por 4×1 para o Fluminense. No jogo de volta, mesmo com desconfiança, a torcida compareceu ao estádio para apoiar o time. Precisando vencer o jogo decisivo por três gols de diferença para chegar à final, o peixe foi crucial. Camanducaia, Macedo, Marcelo Passos e Geovani (2) marcaram os gols do alvinegro praiano.
Santos 2 x 3 Santo André – 2010: Final do Campeonato Paulista
Dono da melhor campanha do estadual de 2010, o Santos havia vencido o primeiro jogo da final contra o Santo André por 3-2. No jogo de volta, no Pacaembu, poderia perder pelo mesmo placar, que mesmo assim asseguraria o título. E foi o que aconteceu. O Santos teve três jogadores expulsos na partida e contou com categoria de Ganso e Neymar, que marcou os dois gols, para conseguir o título, mesmo com a derrota.
Santos 2×0 Universidade do Chile – 2012: Recopa Sul-americana
Vindo da conquista do tricampeonato da Libertadores no ano anterior, o Santos recebeu a Universidade do Chile no Pacaembu pelo segundo jogo da Recopa e conquistou a competição. Neymar a Bruno Henrique marcaram para o peixe.
Santos 2×1 Peñarol – 2011: Final da Libertadores
O Pacaembu estava lotado para receber Neymar e companhia. Na noite do dia 22 de junho de 2011 o Santos encerrava um jejum de 48 anos sem conquistar a Libertadores. Neymar e Danilo marcaram para o peixe. No final houve pancadaria, mas nada que tirasse o brilho da conquista santista.
LEIA MAIS:
Pacaembu 80 anos: 10 jogos marcantes do Corinthians no estádio
Relembre os jogadores que fizeram os gols do Brasil na copa de 94
Dia do goleiro: O comparativo entre Rogério Ceni e Marcos. Quem foi o melhor?