Pacaembu 80 anos: 10 jogos marcantes do Corinthians no estádio
Estádio completa 80 anos nesta segunda-feira (27) e foi palco de grandes atuações do timão
Estádio completa 80 anos nesta segunda-feira (27) e foi palco de grandes atuações do timão
Nesta segunda-feira, dia 27 de abril, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, completa 80 anos. O estádio, que foi inaugurado em 1940, até pouco tempo era como uma casa pro Corinthians e foi palco de jogos inesquecíveis para o timão.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O alvinegro foi o time que mais jogou no Pacaembu. Foram 1699 partidas, com 969 vitórias, 399 empates e 331 derrotas. Em todas essas partidas o Corinthians marcou 3321 gols e sofreu 1934. Ao todo, foram oito títulos conquistados e o record de público do estádio no clássico contra o São Paulo. Relembre agora os 10 jogos mais marcantes do timão no Pacaembu.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJITGphVlBoSiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Corinthians 4×2 Atlético Mineiro – 1940: Taça da Cidade de São Paulo
Um dia após a inauguração do Pacaembu, o Corinthians enfrentou o Atlético Mineiro pela Taça da Cidade de São Paulo. O timão venceu bem o adversário, com gols de Servílio, Dino, Carlinhos e Lopes.
Corinthians 1×1 Santos – 2009: Final do Campeonato Paulista
Após vencer o primeiro confronto da final do Campeonato Paulista por 3-1 na Vila Belmiro, o Corinthians empatou com o Santos no Pacaembu, conquistando seu 25º título do campeonato. Essa foi a primeira conquista de Ronaldo Fenômeno com a camisa do timão.
Corinthians 1×1 Palmeiras – 1954: Final do Campeonato Paulista
No ano do IV centenário da cidade de São Paulo, a final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Palmeiras parou a cidade. O alviverde precisava da vitória, enquanto ao timão, bastava apenas um empate. E foi o que aconteceu. Aos 9 minutos, Luizinho abriu o placar para o Corinthians. O Palmeiras conseguiu empatar no segundo tempo, com Nei, mas não foi o suficiente para tirar o título do rival.
Corinthians 7×1 Santos – 2005: Campeonato Brasileiro
Com uma campanha de se invejar pelo brasileirão daquele ano, o Corinthians aplicou uma sonora goleada no Santos pela 37ª rodada da competição. Marcelo Mattos, Rosinei, Nilmar (2) e Tévez (3) anotaram os gols do time corintiano. Geilson marcou o gol do peixe.
Corinthians 3×3 São Paulo – 1942: Campeonato Paulista
O eletrizante clássico da década de 40 terminou em empate e com recorde de público. Foram 71.281 torcedores no Pacaembu. Servílio (2) e Jerônimo marcaram os gols do Corinthians. Lola, Luizinho e Teixeirinha marcaram para o tricolor.
Corinthians 2×0 Internacional – 2009: Final da Copa do Brasil
No primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil de 2009, o Corinthians derrotou o Internacional por 2-0 no Pacaembu. Jorge Henrique e Ronaldo marcaram os gols do timão. No segundo jogo, em Porto Alegre, um empate em 2-2 garantiu o título para ao alvinegro.
Corinthians 0x0 Palmeiras – 2011: Campeonato Brasileiro
O timão precisava apenas de um empate no derby, na última rodada do Campeonato Brasileiro para conquistar pentacampeonato. Com o empate do Vasco contra o Flamengo, no Rio de Janeiro, ninguém mais conseguiria alcançar o Corinthians na tabela.
Corinthians 2×0 São Paulo – 2013: Final da Recopa Sul-americana
Vencedor da Libertadores em 2012, o Corinthians enfrentaria o Campeão da Sul-americana, no caso, o São Paulo. No jogo de ida o alvinegro havia vencido o tricolor por 2-1 no Morumbi. Na grande final no Pacaembu, voltou a vencer o rival, desta vez por 2-0. Romarinho e Danilo marcaram os gols do Corinthians.
Corinthians 1×1 Santos – 2012: Semifinais da Libertadores
O Corinthians enfrentou o Santos, atual campeão da competição, pelas semifinais da Libertadores da América. Com o empate, o timão conseguiu a inédita vaga na final do maior torneio de clubes da América Latina. Neymar marcou para o peixe no final do primeiro tempo e Danilo empatou a partida no início da segunda etapa.
Corinthians x Boca Juniors – 2012: Final da Libertadores
Talvez o jogo mais importante da história do Corinthians. No dia 4 de julho de 2012, o timão derrotava o poderoso Boca Juniors por 2-0 e conquistava a tão sonhada Libertadores. Para melhorar, de forma invicta. O Corinthians conseguiu um empate no La Bombonera por 1-1 e na grande final no Pacaembu, derrotou os argentinos com dois gols de Emerson Sheik.
LEIA MAIS:
Dia do goleiro: O comparativo entre Rogério Ceni e Marcos. Quem foi o melhor?