PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Holanda de 1974, chegada ao Barcelona e mais; saiba os principais momentos da carreira de Johan Cruyff

Holanda de 1974, chegada ao Barcelona e mais; saiba os principais momentos da carreira de Johan Cruyff

João Pedro Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Caso estivesse vivo, Cruyff completaria 73 anos neste sábado (25)

Neste sábado (25), o lendário jogador e treinador Johan Cruyff, caso estivesse vivo, completaria 73 anos de idade. Saiba os principais momentos da carreira do craque.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Tricampeão da Champions pelo Ajax

Cruyff foi tricampeão seguido da Champions League nas edições de 1971, 1972 (ano em que ele foi pela segunda vez artilheiro do campeonato, e em que o time ganhou todos os torneios importantes que disputou) e 1973 respectivamente contra o Panathinaikos (time então treinado pelo lendário jogador Ferenc Puskás), Internazionale e Juventus (tendo passado no caminho também pelo posterior igualmente tricampeão seguido Bayern Munique e pelo Real Madrid).

Chegada ao Barça

O presidente do Ajax na época (1973), Jaap Van Praag, queria negociar Cruyff com o Real Madrid, mas o jogador bateu o pé e preferiu o Barcelona. Chegando como a contratação mais cara da história do futebol (na época), Cruyff já conquistou o campeonato espanhol após 14 anos sem o clube conquistá-lo, ganhando a admiração dos torcedores. No Barça, Johan revolucionou a forma de jogar do clube que até hoje é pregada na categoria de base do time catalão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Holanda de 1974

Sendo o maior expoente como atleta e personagem, o jogador chegou a final da Copa do Mundo de 1974 comandando uma Holanda ofensiva, agressiva e forte. Porém, o time foi derrotado para a Alemanha, anfitriã da Copa. De acordo com os dados do portal Opta Sports, na Copa do Mundo de 1974, Johan foi o jogador com mais dribles certos (34), chances criadas (36) e passes certos no terço final de campo (136) em toda competição. Na Copa do Mundo de 1974, ele criou 5,1 oportunidades de gol por jogo. É o recorde da história das Copas de um jogador no mesmo torneio desde quando os dados da Opta Sports começaram a ser coletados em 1966.

Primeira Champions do Barça

Em 1988, Cruyff retornou ao Barcelona como técnico para permanecer no clube por oito anos. Lá, conquistou quatro vezes a La Liga, três Supercopas da Espanha, uma Copa do Rei e a primeira e tão sonhada Champions League do clube.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Sterling revela que tentava repetir movimentos de Ronaldinho: “Assisti todos os clipes de sua carreira”

PUBLICIDADE
Better Collective