Gerson afirma que Botafogo deve seguir reivindicando títulos mundiais: “era considerado uma Copa do Mundo”
Além do Glorioso, Cruzeiro, Bangu também conquistaram o torneio na Venezuela
Na última semana, o Botafogo se “condecorou” tricampeão mundial ao registrar em seu site oficial os títulos conquistados no Torneio de Caracas (1967, 1968 e 1970). Disposto a oficializar as conquistas da competição, o time alvinegro vai reivindicar junto à Fifa o direito. Presente nas duas primeiras conquistas da equipe, o ex-meia Gerson afirmou em entrevista à “Rádio Tupi” que o Glorioso deve lutar pelo pleito, tendo em vista a importância da competição naquela época.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
– Tem tudo para a Fifa dar o carimbo dela. Era considerado uma Copa do Mundo. O Botafogo tem razão. Os jornais da época diziam que era considerada Copa do Mundo, porque disputavam esse torneio vários times, como Barcelona, Santos, Grêmio, Benfica, Real Madrid, Botafogo, Seleção Argentina. Acho válido – afirmou.
Capitão da equipe nas duas primeiras conquistas do Glorioso no Torneio de Caracas, Gerson teve atuações decisivas, figurando como um dos protagonistas. Para o Canhotinha de Ouro, o presidente do Botafogo, Nelson Mufarrej, e toda a diretoria do clube deve lutar em todas as instâncias para conseguir o esperado reconhecimento.
– Se tem chance de fazer isso, tudo bem. Eu era o capitão em 67 e 68. É justo correr atrás de um título que na época a própria imprensa dava como campeonato mundial. É só pegar os jornais da época. Tem que reivindicar sim o presidente do Botafogo, tem todo o direito – completou.
O Torneio de Caracas foi disputado entre os anos de 1958 a 1981, e consistia em um triangular, que chegou a contar até mesmo com seleções. Dois títulos do Glorioso, inclusive, foram conquistados frente escretes nacionais: Argentina em 1968, e União Soviética em 1970, enquanto o primeiro título foi diante do Barcelona, em 1967.