Técnica do United acredita que Eurocopa feminina deve ser adiada para 2022
Casey Stoney acredita que a data do torneio vai sofrer alterações devido à pandemia de Coronavírus
Por conta da pandemia do novo Coronavírus, diversas competições esportivas foram adiadas ou suspensas, como as Olimpíadas, Eurocopa Masculina e Copa América. A Eurocopa Feminina deve seguir o mesmo caminho. A técnica da equipe feminina do Manchester United acredita que a UEFA vai adiar a competição.
“É muito difícil. Como vamos disputar uma Olimpíadas e ao mesmo tempo uma Eurocopa? Isso é incrivelmente psicológico- e mental- pergunte às atletas. Eu não acho que é psicologicamente possível. Eu gostaria de ter o próprio espaço e preferiria que as atletas não disputassem duas competições ao mesmo tempo”, disse à Sky Sports.
O torneio está previsto para ocorrer em 2021, assim como as Olímpiadas e a Eurocopa masculina. A ideia é ocorra após o final da temporada, previsto para início de junho. Entretanto, com o adiamento dos Jogos Olímpicos, o torneio de futebol aconteceria próximo à competição de Tóquio.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Diferente do futebol masculino, que leva a equipe olímpica (sub-23) para disputar a competição, o feminino leva para as Olímpiadas a equipe formada pelas jogadoras principais. Com isso, pode gerar conflitos nas datas em relação ao torneio de seleções europeias.
Três seleções europeias (Inglaterra, Holanda e Suécia), por sinal, garantiram a vaga para os Jogos Olímpicos na última Copa do Mundo da modalidade, que ocorreu ano passado, na França. Elas se classificaram após chegarem à semifinal e a Holanda conseguiu ser vice campeã da competição.
Aliás, a seleção comandada por Sarina Wegmann é a atual campeã da Eurocopa e vai em busca do ouro olímpico e do bicampeonato na competição europeia, com uma geração promissora e que evoluiu muito na última década.
A Eurocopa do próximo ano está prevista para ser sediada na Inglaterra. Por ser a anfitriã, já está garantida na competição. Os próximos jogos das Eliminatórias que estavam previstos para o início de junho foram adiados por conta da pandemia do novo Coronavirus.
Holanda, Itália, Noruega Polônia, Finlândia, Áustria, Bélgica e Irlanda já estão praticamente garantidas na próxima edição da Eurocopa. A competição ocorre com 16 equipes, e os dois melhores de cada grupo nas Eliminatórias se classificam de forma direta e ainda restam três vagas, disputadas em jogos eliminatórios.
EUROCOPA FEMININA ORGANIZADA PELA UEFA
A competição organizada pela UEFA ocorre desde 1991, e teve como a primeira sede a Dinamarca e teve como primeira campeã a seleção da Alemanha, que é a maior campeã da competição, com sete títulos em nove edições disputadas. A atual campeã é a Holanda, que ganhou da Dinamarca por quatro a dois na final.
A competição passou a ser organizada pela UEFA por conta da popularização da modalidade no continente europeu nos anos de 1980, após quase quatro décadas de proibição em alguns países europeus, dentre eles Inglaterra e Alemanha.
Um formato antigo da competição, chamado de competição europeia pela representatividade do futebol feminino, foi realizado em três edições (1984, 1987 e 1989), sendo a cada dois anos, e teve três campeões diferentes: Suécia, Noruega e Alemanha Ocidental respectivamente.
LEIA MAIS
De Real Madrid a Santos: 6 chocolates inesquecíveis do Barcelona de Messi