Evento de recrutamento dos jogadores do futebol americano universitário começa nesta quinta-feira e vai até sábado
O Draft da NFL é um dos momentos mais aguardados em toda a temporada da liga. É no evento de recrutamento dos jogadores de futebol americano universitário que as franquias planejam o futuro e tentam construir uma equipe vencedora.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
As equipes começam a selecionar os calouros para a temporada 2020 nesta quinta-feira (23 de abril), quando acontece a primeira rodada do Draft. As demais rodadas estão marcadas para sexta-feira (24) e sábado (25). Inicialmente marcado para acontecer em Las Vegas, o evento será realizado virtualmente.
Entenda como acontece o Draft
Como um jogador fica disponível?
O Draft é a forma mais comum de um jogador novo ingressar na NFL. É onde os melhores jogadores do futebol americano universitário se tornam profissionais e é a possibilidade de se tornar uma verdadeira estrela do esporte.
Mas para isso, os atletas precisam passar pelas universidades, que possuem diversos programas de esportes.
A duração dos cursos nas universidades é de quatro anos, assim como muitas aqui no Brasil. Conciliando vida acadêmica e esportiva, o jogador pode se tornar elegível para participar do Draft assim que concluir o terceiro ano da faculdade. Dessa forma, ele deixa os estudos antes do programado e arrisca a carreira no futebol americano profissional.
Muitos jogadores decidem fazer o quarto ano da faculdade e concluir os estudos antes de declararem que querem participar do Draft.
Lembrando que para poder ser recrutado por um time da NFL, é necessário que o jogador tenha um bom desempenho acadêmio. Caso contrário, ele é impossibilitado de atuar pelo time de futebol americano de sua universidade.
Ordem de seleção
Um dos intuitos da NFL com o Draft é conseguir um equilíbrio técnico entre as equipes, para tentar evitar que equipes permaneçam muitas temporadas nas piores colocações e outras estejam sempre entre as campeãs.
Dividido em sete rodadas, a ordem de seleção do Draft é organizada de acordo com o desempenho das equipes na última temporada regular. A franquia com o pior desempenho recebe a primeira escolha, a equipe com a segunda pior campanha fica com a segunda escolha, e assim sucessivamente.
As únicas excessões são os dois times que disputam o Super Bowl, que não necessariamente são os que tiveram as melhores campanhas na temporada regular. A equipe campeã recebe a última escolha, enquanto a vice campeã fica com a penúltima.
Trocas
Para reforçar o elenco da maneira que achar melhor, as equipes podem realizar trocas de escolhas do Draft. As negociações podem envolver seleções do Draft atual, eventos futuros ou jogadores.
Essa é uma forma de equipes que tiveram boas campanhas e possuem escolhas mais tardes no Draft não deixem um jogador considerado promissor e de uma posição carente no elenco ser escolhido por outra franquia.
Escolhas compensatórias
A NFL concede 32 escolhas compensatórias, além das habituais, entre a terceira e sétima rodada. Elas são uma maneira de ajudar equipes que tenham perdido mais jogadores do que contrataram na free agency passada.
Perda de escolhas
As equipes também podem acabar perdendo algumas escolhas no Draft. Essa é uma forma do comissário da NFL punir franquias que tenham cometido irregularidades durante a temporada.
LEIA MAIS
Saiba como assistir ao Draft da NFL 2020
Rob Gronkowski abandona aposentadoria e fará dupla com Tom Brady no Tampa Bay Buccaneers
Madden 2021: QB dos Ravens será capa da nova edição do jogo