Depois da Bélgica, Holanda também estuda dar Eredivisie como encerrada
O pedido é encabeçado pelo Ajax e conta com apoio dos outros grandes do país
O Campeonato Holandês pode ser outro torneio da Europa a ser dado como encerrado.
Após a Bélgica afirmar que estuda dar a temporada como finalizada, foi a vez dos clubes da Holanda tentar semelhante manobra.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O pedido inicial partiu do Ajax e conta com o apoio de várias outras equipes que disputam a Eredivisie. O vice-líder AZ Alkmaar, PSV, PEC Zwolle, ADO Den Haag entre outros, também desejam que a atual temporada seja declarada como encerrada.
A federação holandesa (KNVB) pretende encerrar o campeonato durante o verão com a realização das oito rodadas restantes. Um clube que manifestou apoio à KNVB foi o Feyernoord, equipe que atualmente está seis pontos atrás do líder Ajax.
No entanto, com todos os eventos organizados sendo proibidos no país até o dia 1º de junho, várias equipes entendem que a decisão seria irresponsável.
“Consideramos a situação atual do país tão grave que jogar o resto dos jogos em um estádio vazio é menos importante”, afirmou o diretor do AZ, Robert Eenhoorn, ao site do clube . “E ainda há muitas incertezas sobre como o coronavírus se desenvolverá.”
A postura da equipe, que está brigando pelo título da Eredivisie foi analisada pelo ex-jogador e hoje comentarista de TV, Theo Janssen.
“Como fã de futebol, eu pude entender o AZ dizendo que eles queriam continuar. Eles estão empatados em pontos com o Ajax e a linha de chegada está à vista. O clube está fazendo um gesto real dizendo que querer terminar a temporada”, disse ele. “Eles estão mostrando que há coisas mais importantes no mundo do que o futebol, o que naturalmente é o caso. Mas pode custar muito dinheiro ao AZ”, disse Janssen fazendo referência ao título que o clube não conquista desde a temporada 2008/2009.
Diante deste cenário, a KNVB planeja realizar uma reunião por videoconferência com todas as equipes da Eredivisie na próxima terça-feira (7) para que se tente chegar em algum acordo.
Emissoras de TV que realizam as transmissões dos jogos e patrocinadores da competição também foram convidados para participar do encontro.
No entanto, segundo a Associated Press, a UEFA e a Associação Europeia de Clubes recomendam que as federações nacionais não encerrem seus campeonatos antecipadamente. Por meio de uma carta, a entidade máxima do futebol europeu diz que tal decisão poderá causar impactos nas vagas para as competições continentais da próxima temporada.
LEIA MAIS
Cancelamentos esportivos acontecem desde a Gripe Espanhola de 1918