De Carlos Germano a René Higuita: relembre ex-jogadores que treinam goleiros pelo mundo
Ídolo do Vasco, ex-jogador será o preparador de goleiros na temporada de 2020
Com 632 jogos pelo Vasco da Gama, sendo o segundo jogador que mais defendeu o clube, Carlos Germano está de volta a São Januário. O ex-jogador vai integrar a comissão técnica de Ramon Menezes. Com isso, vai exercer a função de preparador de goleiros. Dessa forma, terá a missão de treinar Fernando Miguel, Jordi e Lucão na temporada de 2020.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Antes de mais nada, Carlos Germano foi preparador de goleiros do Vasco na gestão Roberto Dinamite entre 2008 e 2014. Nesse ínterim, trabalhou ao lado de Dorival Júnior, Vágner Mancini, Marcelo Oliveira, Ricardo Gomes, Paulo Autuori, Adilson Batista e Joel Santana. Posteriormente passou pelo Doze (ES), Estrela do Norte (ES) e Maricá (RJ).
Carlos Germano Schwambach Neto, de 49 anos, é um dos maiores ídolos do Vasco tendo conquistado a Copa Libertadores da América (1998) e o Campeonato Brasileiro (1997). Ele encerrou a carreira como jogador atuando pelo Penafiel, de Portugal, na temporada 2005/2006.
Além de Germano, outros ex-jogadores também ocuparam o posto de preparador de goleiros do Vasco: Paulo César Gusmão (1992 e 1994) e Acácio Barreto (2019). Por isso, o Torcedores.com relembrou alguns nomes que treinam paredões ao redor do mundo.
A história mais bonita do futebol agora tem um banco. Faça parte do meu BMG Vasco!
Adriano Bonaiuti (Internazionale)
Ex-jogador de Juventus, Palermo e Udinese, Adriano Bonaiuti é o atual preparador de goleiros da Internazionale. Trabalha no clube há cinco temporadas. Portanto, é o responsável pelos treinamentos do esloveno Samir Handanovic e do italiano Daniele Padelli.
Cláudio Taffarel (Seleção Brasileira)
Símbolo da conquista da Copa do Mundo de 1994, Cláudio Taffarel é o atual preparador de goleiros da Seleção Brasileira. O “Homem das Mãos Santas”, inclusive, tem a missão de preparar Alisson, do Liverpool e Ederson, do Manchester City, enquanto vestem a camisa amarelinha do Brasil.
Dida (Milan)
Reserva de Marcos na conquista da Copa do Mundo de 2002, Dida é o preparador de goleiros do time Sub-17 do Milan. A princípio, o ex-jogador irá trabalhar nas divisões de base do clube. Ele vestiu a camisa Rossonera entre 2000 e 2010. Antes de retornar a Itália, o brasileiro exerceu a função no Pyramds, do Egito.
Grégory Coupet (Lyon)
Conquistou a Copa das Confederações com a França em 2001 e 2003. É ídolo do Lyon onde trabalha como preparador de goleiros há cinco temporadas. É responsável por treinar o português Anthony Lopes, o romeno Ciprian Tatarusanu e o suíço Anthony Racioppi.
Henrique Hilário (Chelsea)
Ex-jogador da seleção portuguesa, Hilário defendeu por oito temporadas a meta do Chelsea. Após de despedir dos gramados na temporada 2013/2014, tornou-se preparador de goleiros do clube inglês. Por lá, é o mentor do espanhol Kepa Arrizabalaga.
José de la Fuente (Barcelona)
Cria da base do Barcelona, atuou ao lado de Sergi Barjuán, Jordi Cruyff e Jon Bakero. Se despediu do futebol após defender o Girona na temporada 2004/2005. Atualmente, ele é responsável por treinar o alemão Marc-André ter Stegen e o brasileiro Neto.
José Manuel Ochotorena (Valência)
Foi titular do Real Madrid entre 1981 e 1988. É considerado um dos maiores goleiros da história do clube. Foi reserva de Andoni Zubizarrerta na Copa do Mundo de 1990. Atualmente é treinador de goleiros do Valência onde trabalha com o holandês Jasper Cillessen.
Nuno Santos (Tottenham)
Em 2019, foi contratado para ser o treinador de goleiros do Tottenham. Foi levado para o clube inglês pelo técnico José Mourinho. Ex-jogador de Benfica, Vitória de Guimarães e Leeds United, trabalha com o francês Hugo Lloris e o holandês Michel Vorm.
René Higuita (Atlético Nacional)
Considerado uma lenda do futebol, René Higuita é preparador de goleiros do Atlético Nacional, da Colômbia. Famoso pelas defesas acrobáticas, o ex-goleiro retornou ao seu clube de coração em 2019. Antes, o “Escorpião Rei” trabalhou no Al Nassr, da Arábia Saudita.
Xabier Mancisidor (Manchester City)
Foi teve passagem de pouco destaque por Alavés, Mallorca entre 1993 e 1998. É preparador de goleiros do Manchester City há sete temporadas. No clube inglês, ele trabalha com o brasileiro Ederson e o chileno Claudio Bravo.