PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol De Carlos Germano a René Higuita: relembre ex-jogadores que treinam goleiros pelo mundo

De Carlos Germano a René Higuita: relembre ex-jogadores que treinam goleiros pelo mundo

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Ídolo do Vasco, ex-jogador será o preparador de goleiros na temporada de 2020

Com 632 jogos pelo Vasco da Gama, sendo o segundo jogador que mais defendeu o clube, Carlos Germano está de volta a São Januário. O ex-jogador vai integrar a comissão técnica de Ramon Menezes. Com isso, vai exercer a função de preparador de goleiros. Dessa forma, terá a missão de treinar Fernando Miguel, Jordi e Lucão na temporada de 2020.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Antes de mais nada, Carlos Germano foi preparador de goleiros do Vasco na gestão Roberto Dinamite entre 2008 e 2014. Nesse ínterim, trabalhou ao lado de Dorival Júnior, Vágner Mancini, Marcelo Oliveira, Ricardo Gomes, Paulo Autuori, Adilson Batista e Joel Santana. Posteriormente passou pelo Doze (ES), Estrela do Norte (ES) e Maricá (RJ).

Carlos Germano Schwambach Neto, de 49 anos, é um dos maiores ídolos do Vasco tendo conquistado a Copa Libertadores da América (1998) e o Campeonato Brasileiro (1997). Ele encerrou a carreira como jogador atuando pelo Penafiel, de Portugal, na temporada 2005/2006.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além de Germano, outros ex-jogadores também ocuparam o posto de preparador de goleiros do Vasco: Paulo César Gusmão (1992 e 1994) e Acácio Barreto (2019). Por isso, o Torcedores.com relembrou alguns nomes que treinam paredões ao redor do mundo.

A história mais bonita do futebol agora tem um banco. Faça parte do meu BMG Vasco!

Adriano Bonaiuti (Internazionale)

Ex-jogador de Juventus, Palermo e Udinese, Adriano Bonaiuti é o atual preparador de goleiros da Internazionale. Trabalha no clube há cinco temporadas. Portanto, é o responsável pelos treinamentos do esloveno Samir Handanovic e do italiano Daniele Padelli.

Cláudio Taffarel (Seleção Brasileira)

Símbolo da conquista da Copa do Mundo de 1994, Cláudio Taffarel é o atual preparador de goleiros da Seleção Brasileira. O “Homem das Mãos Santas”, inclusive, tem a missão de preparar Alisson, do Liverpool e Ederson, do Manchester City, enquanto vestem a camisa amarelinha do Brasil.

PUBLICIDADE

Dida (Milan)

Reserva de Marcos na conquista da Copa do Mundo de 2002, Dida é o preparador de goleiros do time Sub-17 do Milan. A princípio, o ex-jogador irá trabalhar nas divisões de base do clube. Ele vestiu a camisa Rossonera entre 2000 e 2010. Antes de retornar a Itália, o brasileiro exerceu a função no Pyramds, do Egito.

PUBLICIDADE

Grégory Coupet (Lyon)

Conquistou a Copa das Confederações com a França em 2001 e 2003. É ídolo do Lyon onde trabalha como preparador de goleiros há cinco temporadas. É responsável por treinar o português Anthony Lopes, o romeno Ciprian Tatarusanu e o suíço Anthony Racioppi.

Henrique Hilário (Chelsea)

Ex-jogador da seleção portuguesa, Hilário defendeu por oito temporadas a meta do Chelsea. Após de despedir dos gramados na temporada 2013/2014, tornou-se preparador de goleiros do clube inglês. Por lá, é o mentor do espanhol Kepa Arrizabalaga.

José de la Fuente (Barcelona)

Cria da base do Barcelona, atuou ao lado de Sergi Barjuán, Jordi Cruyff e Jon Bakero. Se despediu do futebol após defender o Girona na temporada 2004/2005. Atualmente, ele é responsável por treinar o alemão Marc-André ter Stegen e o brasileiro Neto.

José Manuel Ochotorena (Valência)

Foi titular do Real Madrid entre 1981 e 1988. É considerado um dos maiores goleiros da história do clube. Foi reserva de Andoni Zubizarrerta na Copa do Mundo de 1990. Atualmente é treinador de goleiros do Valência onde trabalha com o holandês Jasper Cillessen.

PUBLICIDADE

Nuno Santos (Tottenham)

Em 2019, foi contratado para ser o treinador de goleiros do Tottenham. Foi levado para o clube inglês pelo técnico José Mourinho. Ex-jogador de Benfica, Vitória de Guimarães e Leeds United, trabalha com o francês Hugo Lloris e o holandês Michel Vorm.

René Higuita (Atlético Nacional)

Considerado uma lenda do futebol, René Higuita é preparador de goleiros do Atlético Nacional, da Colômbia. Famoso pelas defesas acrobáticas, o ex-goleiro retornou ao seu clube de coração em 2019. Antes, o “Escorpião Rei” trabalhou no Al Nassr, da Arábia Saudita.

Xabier Mancisidor (Manchester City)

Foi teve passagem de pouco destaque por Alavés, Mallorca entre 1993 e 1998. É preparador de goleiros do Manchester City há sete temporadas. No clube inglês, ele trabalha com o brasileiro Ederson e o chileno Claudio Bravo.

LEIA MAIS:

Better Collective