Coronavírus: OMS recomenda suspensão do futebol europeu até o final de 2021, diz revista
Pandemia já vitimou mais de 170 mil pessoas pelo mundo
Pandemia já vitimou mais de 170 mil pessoas pelo mundo
O cenário desconhecido acerca do coronavírus tem preocupado os organizadores do esporte no Velho Continente. Sem saber se o vírus pode voltar a impactar a sociedade novamente, uma vez que não há uma vacina para combater a doença, o calendário das competições segue com grande risco de ser prejudicado e não ser retomado nem tão cedo. De acordo com informações da Revista Placar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não mostrou confiança quanto à volta da competições em um período curto e fez uma sugestão de que as competições internacionais fossem suspensas até o final de 2021.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram
[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJSanBKdXM1MSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Em contato com um ouvinte da reunião entre a OMS e Uefa, a Placar constatou a seriedade da recomendação do órgão de saúde. A reunião que tinha previsão de duração de apenas uma hora, acabou se estendendo por cerca de duas horas e meia, e teve tom quente. O posicionamento da OMS acabou sendo justificado por uma apresentação de dois epidemiologistas que participaram da conferência.
A dupla efetuou um estudo acerca dos riscos de novas ondas de contágio no ano que vem e apresentou alguns cenários prováveis caso a população volte a sua vida normal sem a devida precaução. Diante da indefinição por estar averiguando uma pandemia desconhecida, a OMS recomendou que as competições não sejam retomadas.
O calendário do Velho Continente segue como uma incógnita. Ativa, a Uefa tem buscado alternativas para não encerrar as competições de forma precipitada. Em caso de retorno do futebol após pandemia, é bem provável que os jogos ocorram com portões fechados.