Home Futebol Copa 94: cotovelada de Leonardo quase pôs tudo a perder para o Brasil na campanha do tetra

Copa 94: cotovelada de Leonardo quase pôs tudo a perder para o Brasil na campanha do tetra

Lateral brasileiro foi expulso em partida tensa e sob forte calor diante dos donos da casa, os Estados Unidos, pelas oitavas de final; reveja o lance

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Lateral brasileiro foi expulso em partida tensa e sob forte calor diante dos donos da casa, os Estados Unidos, pelas oitavas de final; reveja o lance

Era uma tarde de segunda-feira, dia 4 de julho de 1994, feriado da Independência norte-americana. Sob um sol escaldante que fazia a temperatura ultrapassar os 40 graus, os donos da casa enfrentavam o Brasil diante de quase 85 mil espectadores no Stanford University Stadium, em Palo Alto, na Califórnia, pelas oitavas de final da Copa do Mundo dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

No jogo mais importante de sua história e dispostos a comemorar a independência do país com a classificação às quartas de final do torneio, os anfitriões adotaram uma forte retranca para tentar neutralizar o ataque brasileiro formado pela dupla Bebeto e Romário e, assim, tentar levar a decisão da vaga para a disputa de penalidades.

Debaixo do calor intenso, os ânimos se exaltavam a cada lance. Até que, a dois minutos do fim do primeiro tempo, uma disputa de bola se tornou emblemática naquele duelo. Na lateral do campo, o jogador brasileiro Leonardo acertou uma forte cotovelada na cabeça do meio-campista Tab Ramos, que desmoronou no gramado e teve de ser levado ao hospital, com fraturas no crânio e no maxilar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Expulso de campo e da Copa 94

Leonardo foi imediatamente expulso pelo árbitro francês Joël Quiniou e o Brasil voltou com apenas dez jogadores para a etapa final, elevando a tensão dentro de campo para os comandados de Carlos Alberto Parreira, que passaram então a ter ainda mais dificuldades em furar o ferrolho defensivo montado pelo adversário.

“Ainda sinto aquela parte da cabeça quando o tempo está muito úmido”, declarou Tab Ramos quase 20 anos depois ao site da Fifa (Federação Internacional de Futebol). Devido à lesão provocada pela agressão do brasileiro, o ex-jogador norte-americano, que na época defendia o Real Betis (ESP), correu risco de não mais conseguir atuar profissionalmente.

Leonardo teve a punição aumentada por conta da gravidade da cotovelada e acabou sendo excluído até o fim da Copa de 1994. Mesmo com o episódio ocorrido naquela tarde ensolarada de San Francisco, sua fama de “bom moço” e seu futebol continuaram em alta e ele voltou a jogar pela seleção quatro anos depois, no Mundial da França.

PUBLICIDADE

Revelado pelo Flamengo no final dos anos 80, o lateral e meia conquistou em 1993 o Mundial Interclubes vestindo a camisa do São Paulo, ao lado de Zetti, Raí e Müller, que também integravam o elenco da seleção brasileira. Leonardo teve ainda longa passagem pelo futebol europeu, jogando em clubes da Espanha, França e Itália, além de defender por dois anos o Kashima Antlers, do Japão.

PUBLICIDADE

Em jogo sofrido, Brasil vence por 1 x 0

Apesar da desvantagem numérica, a seleção brasileira chegou à vitória com gol do atacante Bebeto marcado aos 27 minutos, após receber a bola de Romário no lado direito da área. O então camisa sete finalizou cruzado e fraco, mas o bastante para desviar do goleiro Tony Meola e balançar as redes norte-americanas, “aliviando” os brasileiros e selando o triunfo por 1 x 0, que classificou a equipe canarinho às quartas de final.

A expulsão de Leonardo quase pôs tudo a perder para a seleção de Parreira, porém influenciou na trajetória que terminaria com a conquista do tetracampeonato mundial, encerrando um jejum de 24 anos sem vencer uma Copa do Mundo. Seu substituto, Branco, na partida seguinte faria o gol de desempate na vitória do Brasil pelo placar de 3 x 2 sobre a Holanda.

Reveja abaixo o lance da cotovelada de Leonardo em Tab Ramos, ocorrido aos 43 minutos do primeiro tempo:

O Brasil entrou em campo com Taffarel, Jorginho, Aldair, Márcio Santos e Leonardo; Mauro Silva, Dunga, Zinho e Mazinho; Romário e Bebeto. No banco de reservas estavam Ricardo Rocha, Ronaldão, Raí, Cafu, Branco, Paulo Sérgio, Müller, Viola, Ronaldo Fenômeno, Zetti e Gilmar.

PUBLICIDADE

Do outro lado, a seleção norte-americana treinada por Bora Milutinovic jogou com Tony Meola, Fernando Clavijo (que também acabou sendo expulso aos 19 minutos do segundo tempo), Balboa, Lalas e Caligiuri; Dooley, Tab Ramos, Sorber e Pérez; Cobi Jones e Stewart.

LEIA MAIS

Copa 94: relembre todos os jogadores da campanha do tetra, das Eliminatórias até a decisão nos Estados Unidos

Copa 94: Alguém do time atual teria lugar na seleção brasileira do Tetra? Veja posição por posição

Allan Simon: Globo também deveria mostrar corridas históricas da Fórmula 1

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial