Contratado para dar suporte a Ramon no Vasco, Antônio Lopes ainda tem currículo modesto como dirigente
Ex-técnico foi contratado para exercer o cargo de coordenador de futebol do Vasco
Antônio Lopes, 78 anos, é um velho conhecido da torcida do Vasco. O ex-técnico comandou o clube nas conquistas da Copa Libertadores da América de 1998 e do Campeonato Brasileiro de 1997. Por isso, ele foi convidado pelo presidente Alexandre Campello para assumir o cargo de coordenador de futebol.
A história mais bonita do futebol agora tem um banco. Faça parte do meu BMG Vasco!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A função não era ocupada desde que Paulo César Gusmão foi realocado nas divisões de base em maio de 2019. Aposentado da profissão de treinador, Lopes trabalhou como dirigente no Athletico Paranaense, Botafogo e Figueirense. Além disso, ele foi coordenador da Seleção Brasileira em 2002.
Antônio Lopes, que em outros clubes participou ativamente do gerenciamento do departamento do setor, garante que não será centralizador, e as indicações de reforços serão feitas de maneira interna. Lopes sempre teve carta branca com os dirigentes, o que considera um dos trunfos do seu sucesso. Agora, ele terá a missão de ser aproximar o elenco de Alexandre Campello. Afinal, os jogadores esperam que a diretoria cumpra a promessa de pagar os vencimentos atrasados.
2019 | Figueirense
Foi contratado para exercer a função de diretor de futebol. Porém, Antônio Lopes teve pouco tempo para mostrar trabalho. Ele entregou o após dois meses em virtude dos problemas financeiros do clube. Nesse ínterim, viu o elenco fazer greve, perder jogos por W.O no Brasileirão da Série B e foi incumbido de demitir os técnicos Hemerson Maria e Vinícius Eutrópio.
2015 – 2017 | Botafogo
Foi o primeiro contratado pelo ex-presidente Carlos Eduardo Pereira para comandar o futebol do Botafogo. Teve a missão de reformular o elenco para a disputa da temporada de 2015. Nesse ínterim, contratou os técnicos René Simões, Ricardo Gomes e Jair Ventura. Além disso, formou o time que conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro. Antônio Lopes deixou o clube após Nelson Mufarrej assumir a presidência alvinegra.
2013 – Athletico Paranaense
Em 2013, foi contratado pelo presidente Mário Celso Petraglia para comandar o futebol do Athletico Paranaense. Em um ano e meio, o time foi vice no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil. Além disso, o clube ficou com a terceira colocação no Campeonato Brasileiro. Com isso, o Furacão conseguiu classificação para a Copa Libertadores da América de 2014. Nesse ínterim, Antônio Lopes foi responsável pelas contratações dos técnicos Ricardo Drubscky, Arthur Bernardes e Vágner Mancini.
2002 – Seleção Brasileira
Integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira na conquista do pentacampeonato mundial na Copa do Mundo de 2002. Na época, Antônio Lopes era o técnico do Athletico e estava cotado para ser o comandante do time no mundial na Coréia e do Japão. Porém, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o contratou para reestruturar o futebol da entidade. Lopes contratou Emerson Leão e posteriormente chamou Luiz Felipe Scolari para treinar a equipe do Brasil.