Derrotas no início e começo positivo na Libertadores: veja como o Grêmio estava até a paralisação do futebol
Relembre como estava a campanha do Grêmio na temporada antes da parada, que completa um mês
Em uma manhã de domingo, dia 15 de março, o Grêmio vencia o São Luiz de virada por 3 a 2. Com portões fechados na Arena, Paulo Miranda, Thiago Neves e Diego Souza marcaram os gols tricolores. A partida ficou marcada pelo protesto dos jogadores gremistas, que entraram em campo usando máscaras. No dia seguinte, foi decretada a suspensão de todos os campeonatos no Brasil por conta do coronavírus.
[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJyQlBReEc0UyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Após um mês da última partida disputada pelo Grêmio, completada nesta quarta-feira, é válido relembrar como estava a temporada da equipe até a paralisação do futebol.
Contratações
Em sua quinta temporada seguida à frente do Grêmio, o técnico Renato Gaúcho ganhou reforços. No total, sete jogadores desembarcaram na Arena. São eles: o goleiro Vanderlei (Santos), os laterais-direitos Victor Ferraz (Santos) e Orejuela (Cruzeiro), o lateral-esquerdo Caio Henrique (Atlético de Madrid), o volante Lucas Silva (sem clube), o meia Thiago Neves (Cruzeiro) e o atacante Diego Souza (Botafogo).
O retrospecto
O Tricolor começou o ano perdendo um título. Na Recopa Gaúcha, em jogo único contra o Pelotas fora de casa, derrota nos pênaltis após empate em 1 a 1. Na ocasião, a equipe foi formada por atletas do grupo de transição. Sequer o técnico Renato viajou até o interior para o confronto.
Na sequência, estreando pelo Gauchão, com o time titular, mais um revés. Desta vez, em casa, para o Caxias, por 2 a 0. Após isso, a equipe conquistou algumas vitórias pelo Estadual e chegou à final do primeiro turno. Para isso, venceu o rival Inter na semifinal, por 1 a 0, no Beira-Rio. Na decisão, porém, o Caxias foi o algoz mais uma vez. Em partida no Centenário, triunfo dos mandantes pelo placar mínimo.
Passado isso, o Grêmio iniciou sua trajetória na Libertadores, no Grupo E, o mesmo de seu arquirrival. Estreando longe de casa, na Colômbia, construiu grande vitória sobre o América de Cáli, por 2 a 0. Na rodada seguinte, recebeu o Inter na Arena, em um 0 a 0 marcado por oito expulsões – quatro de cada lado.
Até a parada, que aconteceu na terceira rodada do segundo turno do Gauchão, os comandados de Renato lideram seu grupo com nove pontos. Já no torneio continental, estão em segundo lugar pelo saldo de gols.
Números da temporada
Jogos: 13
Vitórias: 8
Empates: 2
Derrotas: 3
66,7% de aproveitamento
Gols marcados: 20 (1,54 gol/jogo)
Gols sofridos: 9
Artilheiro: Diego Souza (5 gols)
Time-base*: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, David Braz e Caio Henrique; Lucas Silva, Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Everton e Diego Souza.
*Baseado nas últimas partidas antes da paralisação
LEIA TAMBÉM
7 jogadores argentinos que passaram sem sucesso pelo Grêmio