Corinthians é um dos clubes que mais utilizaram o Pacaembu nesses 80 anos de história
O estádio mais tradicional do estado de São Paulo completa 80 anos nesta segunda-feira (27). Construído entre as décadas de 30 e 40, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, também conhecido como Pacaembu, é um dos marcos da história do esporte brasileiro e por muitos anos foi a casa do Corinthians, onde o clube levantou a taça da Libertadores (2012) e do Brasileirão (2011).
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
É importante ressaltar que os corintianos também lembram do estádio por outro nome: a Saudosa Maloca, alcunha adotada nos últimos anos, que ficou ainda mais popular após a mudança para a Arena de Itaquera. Pensando nessa relação entre Corinthians e Pacaembu, o Torcedores separou a lista com os maiores artilheiros alvinegros do local. Para se ter uma ideia, o líder dessa lista é Cláudio “Gerente”, que também é maior goleador da história do clube.
Os líderes da lista atuaram ainda nos primeiros anos do estádio e são praticamente intocáveis na lista geral – além do Gerente, Baltazar, Servílio e Luizinho são outros goleadores alvinegros entre os primeiros da artilharia. Alguns outros vieram nas décadas seguintes, como Marcelinho Carioca, Viola e Flávio Minuano.
Maiores artilheiros do Corinthians no Pacaembu
1º – Cláudio – 168 gols
2º – Baltazar – 161 gols
3º – Servílio – 100 gols
4º – Luizinho – 86 gols
5º – Marcelinho Carioca – 66 gols
6º – Paulo II e Carbone – 65 gols
8º – Viola – 50 gols
9º – Flávio Minuano e Rafael – 43 gols
LEIA MAIS: